As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de agosto. Os alunos apenas precisarão adquirir seus instrumentos musicais

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o curso de Iniciação Musical: Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As aulas são gratuitas  e os alunos apenas precisarão adquirir o seu próprio instrumento musical conforme orientação do professor após a efetivação da matrícula. Podem participar adolescentes nascidos entre 2003 e 2005, nas aulas de contrabaixo, e com nascimento entre 2003 e 2009 para os cursos de violoncelo, viola e violino. Os interessados podem se inscrever neste link.

As aulas acontecerão de 3 de setembro de 2019 a 25 de junho de 2020 (com recesso entre os meses de dezembro de 2019 e fevereiro de 2020), sempre às terças e quintas, das 15h50 às 17h30, na sede Centro da UTFPR.

O objetivo é propiciar a iniciação e o aprendizado artístico e musical através do estudo de exercícios técnicos, métodos e repertório musical em um ambiente de classes coletivas. Serão ofertadas aulas dos quatro instrumentos de cordas no sistema Heterogêneo, Coletivo e Simultâneo de Aprendizado.

O curso será ministrado pelo professor Enaldo Antonio James de Oliveira, que é doutor em Regência de Orquestra pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, mestre em Pedagogia dos Instrumentos de Cordas pela Universidade de São Paulo e bacharel em Violino pela Faculdade Santa Marcelina em São Paulo. O músico ainda foi aluno de violino da professora Maria Vischnia e Viola de Marcelo Jaffé e é professor da Universidade Livre de Música Tom Jobim, da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e da University of Wisconsin-La Crosse.

A matrícula dos alunos será confirmada no dia 24 de agosto, em reunião que acontecerá no LAEO – Laboratório de Estudos Orquestrais (UTFPR-CT), às 14h. Nessa confirmação, os alunos deverão comparecer com os pais ou responsáveis legais e serão instruídos sobre como comprar os instrumentos, qual o tamanho a ser adquirido e quais as adaptações serão necessárias.

A sede Centro da UTFPR está localizada na Avenida Sete de Setembro, 3165 – Rebouças. Mais informações no site de Cursos de Extensão da UTFPR ou na página do Facebook da Camerata UTFPR.