Grupo de palhaços vai compartilhar bastidores de visitas a hospitais de Curitiba

Palestra Raio X por dentro da Trupe da Saúde

Trupe da Saúde rumo aos 20 anos – Bastidores da Palhaçaria no hospital

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 19h, a Trupe da Saúde apresenta a palestra “Raio-X: por dentro da Trupe da Saúde”, uma conversa com a comunidade no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba. Prestes a completar 20 anos atuando dentro dos principais hospitais da capital do Paraná, o grupo de palhaças e palhaços profissionais vai compartilhar os bastidores do trabalho das visitas que realiza junto a pacientes, familiares e equipe médica.

Produzida pela ONG Unicultura  desde 2001, a Trupe da Saúde já visitou 360 mil pessoas em 19 anos e está integrada ao cotidiano de pacientes do SUS internados em Curitiba, pois realiza visitas semanais aos pacientes do Pequeno Príncipe, Erasto Gaertner, Cruz Vermelha, Evangélico Mackenzie e Hospital de Clínicas da UFPR. A atividade ocorre devido ao apoio de empresas que, via lei de incentivo à cultura, patrocinam o projeto.

“Hoje a Trupe da Saúde é formada por 12 palhaços profissionais, que estudaram para isso e que somam ao seu desenvolvimento profissional as reflexões pertinentes à ética desses encontros. A seleção é feita pela própria equipe, pois há uma continuação da filosofia e da metodologia do trabalho nesses quase 20 anos”, conta Ricardo Trento, diretor da Unicultura e idealizador do projeto.

O bate-papo tem entrada franca e envolve o coordenador artístico da Trupe, Hique Veiga, o psicólogo Volnei Pinheiro Jr. e a pesquisadora colaboradora Camila Jorge. Segundo eles, há um entendimento, entre especialistas, de que as atividades de palhaças e palhaços nas instituições de saúde traz benefícios. E nos hospitais, estudos indicam que as crianças ficam mais cooperativas com os exames e medicamentos, as mães e os pais ficam mais confiantes e as equipes médicas relatam queda em níveis de estresse no ambiente hospitalar.

A conversa conclui as atividades do evento “Trupe da Saúde rumo aos 20 anos – Bastidores da Palhaçaria no hospital”, que no dia 4 trouxe para palestrar na cidade a psicóloga Morgana Masetti, da associação Doutores da Alegria.

O Teatro Eva Herz fica na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, na Rua Brigadeiro Franco, 2300 – Centro. Saiba mais sobre a Trupe da Saúde e a palestra “Raio-X: por dentro da Trupe da Saúde”, que ocorre nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 19h, nos perfis do Facebook e no Instagram e no site da trupe: www.trupedasaude.com.br

 

SERVIÇO: Palestra “Raio-X: por dentro da Trupe da Saúde”
Data: 11 de dezembro
Horário: 19h
Local: Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba – Rua Brigadeiro Franco, 2300 – Centro
Entrada gratuita, sujeita à lotação (97 lugares, sendo 2 para cadeirantes)