Apresentação adiciona tecnologia e interatividade
a espetáculo de música e dança

Foto: Divulgação

Um terrível perigo ameaça o Natal! Mas Cifras, o duende ajudante do Papai Noel, poderá salvá-lo. Esse é o enredo do Concerto de Natal Positivo, um musical interativo que será apresentado no dia 13 de dezembro, às 20h, no Teatro Positivo. A aventura envolve músicos de orquestra, cantores, atores, artistas circenses, bailarinos e coral, unindo diversas artes à tecnologia, como projeções e telas de LED. Tudo sincronizado com as luzes ao comando do maestro.

A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso pelo Disk Ingressos e doação de um brinquedo ou quilo de alimento não perecível no dia da apresentação. As doações serão direcionadas a entidades parceiras do Grupo Positivo e outras sugeridas por músicos, artistas e amigos.

Sob a direção geral de Octávio Nassur, o espetáculo conta uma história de Natal por meio da música, da dança e do teatro. Cifras, o ajudante do Papai Noel, percorrerá os reinos de Beethoven, Tchaikovsky e outros compositores clássicos em busca das fadas da música: Ritmo, Harmonia e Melodia. Com a ajuda delas e da plateia, Cifras mostra uma aventura para salvar o Natal.

Os artistas que compõem o espetáculo não são grupos formados. Eles foram selecionados um a um, em Curitiba e São Paulo, conforme os seus talentos e especificidades do concerto. “A peça é um modelo inovador de narrativa, apresentando uma saga Natalina por meio de uma história encantadora, envolvente, trazendo a tecnologia e a imersão da plateia em um grande show audiovisual”, conta Marcelo Franco, diretor do Teatro Positivo.

Entre os clássicos do repertório estão algumas operetas de “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky, incluindo a Dance of The sugar Plum Fairy (em tradução literal, A Dança da Fada Açucarada) e a Sinfonia Número 6 em Fá Maior, de Beethoven, também chamada de “Sinfonia Pastoral”. Nela, o compositor não queria que a obra fosse executada como um simples “quadro sonoro”, mas como uma expressão de sentimentos. É a obra mais conhecida da fase romântica do compositor.

Plateias eruditas
Além de envolver as crianças na magia do Natal, o objetivo do concerto é o de levar aos pequenos os artistas clássicos e formar novas plateias eruditas. “A música clássica contribui para o desenvolvimento de valores e virtudes nos indivíduos, pois suas composições são estruturadas a partir de princípios fundamentais como equilíbrio, harmonia, simetria, clareza e perfeição formal. Com isso, e ao promover a expressividade, a sociabilidade e o sentido de cooperação, a música clássica desenvolve valores como ética, disciplina e respeito”, justifica o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães.

Este será o último espetáculo do ano do projeto cultural Clássicos Positivo, que traz concertos de música clássica da mais alta qualidade para o Teatro Positivo. Com esse projeto, o Grupo reforça o seu posicionamento enquanto incentivador da cultura no Paraná, investindo na promoção e no desenvolvimento de novas plateias eruditas.

A agenda do Clássicos Positivo de 2019 totalizou nove atrações, incluindo espetáculos internacionais, como a Boston Philharmonic Young Orchestra, que se apresentou no dia 27 de junho; e a English Baroque Soloists, sob o comando do regente Sir John Eliot Gardiner, que se apresentou com o Monteverdi Choir, no dia 19 de novembro.

Apresentação para crianças
No dia 12 de dezembro, data anterior ao espetáculo, um ensaio será aberto a escolas e instituições que possuem crianças em vulnerabilidade social. Ao término, cada criança receberá um presente, resultado de uma grande arrecadação que está sendo feita em todas as unidades do Grupo Positivo, há algumas semanas. A expectativa é de que mais de 1.500 crianças sejam levadas ao ensaio.

O Teatro Positivo fica no Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido.

SERVIÇO: Concerto de Natal Positivo – Musical Interativo
Data: 13 de dezembro
Horário: 20h
Local: Teatro Positivo | Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville
Ingressos gratuitos devem ser retirados antecipadamente no Disk Ingressos e entregue com uma doação de brinquedo ou  quilo de alimento não perecível na entrada do espetáculo