A tarifa especia é válida somente de terça a quinta-feira

Foto: Luiz Costa/SMCS

A partir desta terça-feira, 15 de outubro, a Linha Turismo passa a oferecer aos moradores de Curitiba a Tarifa Primavera, que custa R$ 4,50. O preço é válido até o dia 20 de dezembro, apenas nas terças, quartas e quintas-feiras e exclusivamente para o pagamento com cartão usuário do sistema de transporte da capital.

“Hoje 90% dos passageiros da Linha Turismo são de fora da cidade. A ideia é que quem mora em Curitiba também possa usar o ônibus double deck para aproveitar as belezas da capital”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Pelas regras da Tarifa de Primavera não serão permitidas utilizações repetidas no mesmo veículo, ou seja, cada passageiro precisa ter um cartão usuário para validar a entrada e sua reutilização somente estará habilitada após decorrer o tempo de 30 minutos.

A utilização só vale para pessoa física com o cartão usuário com créditos adquiridos após a publicação do decreto que estabeleceu a tarifa, em 4 de outubro. Para o morador que deseja usar a Linha Turismo, mas que ainda não tem o cartão usuário, a Urbs disponibiliza a confecção do cartão gratuitamente na própria sede da Urbs e nas Ruas da Cidadania. Veja aqui os documentos necessários.

Para os turistas, nada muda. Para embarcar, o passageiro adquire no próprio ônibus um cartão turismo individual, com pagamento em dinheiro de R$ 50. O ticket dá direito a embarque ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a sua 1ª utilização de embarque.

Linha Turismo
A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que passa por 26 pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade, como Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer, Parque Tanguá, Ópera de Arame e Torre Panorâmica das Mercês. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.

Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula de terça a domingo, das 9h às 17h30, a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de três horas.A tabela de horários está disponível neste link.