Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica do Paraná abre a temporada 2019

/, Eventos Culturais, Música/Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica do Paraná abre a temporada 2019

O projeto busca aproximar público e músicos em apresentações de pequenos grupos no Guairinha

Foto: Divulgação

A Série Música de Câmara está de volta em 2019. O projeto dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná irá reunir obras para pequenos grupos  no Guairinha. O primeiro concerto acontece no dia 17 de abril, às 20h. Os ingressos custam R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo Disk Ingressos.

Com o objetivo de aproximar o público dos músicos da OSP, a Série Música de Câmara começou em 2018 trazendo peças de grandes compositores criadas para grupos de 2 a 8 músicos. Além desse papel de aproximação, a música de câmara é também uma oportunidade de aperfeiçoamento técnico e artístico da orquestra. “Acho muito importante para os nossos músicos a oportunidade de apresentar música de câmara para o público”, comenta Stefan Geiger, maestro-titular da OSP. “O público pode acompanhar de perto a evolução dos estudos dos músicos e da orquestra como um todo”.

Na música de câmara não há a figura do maestro. Os grupos se organizam entre si durante ensaios e concerto. Para a violinista Martina Lohmann, além de dar aos músicos o papel de protagonistas do concerto, a música de câmara também possibilita que o público acompanhe as linhas melódicas de cada peça mais facilmente. “A música orquestral é como um almoço de família, com várias conversas acontecendo ao mesmo tempo. É divertido, mas você não consegue prestar atenção em tudo o que acontece. Já a música de câmara é como uma conversa mais calma, em um pequeno grupo, que você consegue acompanhar do começo ao fim”, diz a violinista.

O Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante) fica na Rua XV de Novembro, 971 – Centro.

2019-04-15T11:28:56-03:00 15 abril - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta