Realizado pelo Centro Social Marista Propulsão, evento promove a reflexão sobre a importância da interface com a educação para a inclusão dos jovens

Foto Ilustrativa Deposit Photos

No dia 23 de agosto, acontece o 9° Seminário Propulsão: (Re)inserção social de adolescentes em situação de uso abusivo de álcool e outras e drogas e sua interface com a educação. O evento se inicia às 9h no auditório Tristão Ataíde, Bloco Amarelo da (PUCPR). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de agosto neste link.

O objetivo do encontro é promover reflexões sobre o cuidado desses jovens e a redução de danos sociais e à saúde daqueles que estão em situação de uso de álcool ou outras drogas. “A ideia é dialogar sobre como garantir a promoção e a defesa dos direitos desses adolescentes”, afirma o diretor do Centro Social Marista Propulsão, Henrique Brojato.

Entre as atividades do Seminário estão debates sobre a medicalização da educação, saúde mental e racismo e a prevenção do uso de drogas. As rodas de conversa contam com a presença de especialistas como André Luis Oliveira da Silva, educador social do Projeto Quixote; Fabio José Orsini Lopes, psicólogo e professor do departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina; Ana Carolina Araújo dos Santos, psicóloga e coordenadora do Consultório na Rua e Condição Vulneráveis da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS).

O evento é destinado para profissionais das políticas públicas de assistência social, educação, saúde e integrantes do sistema de garantia de direitos, comunidade acadêmica, e demais interessados na temática. O seminário contará com certificação e intérprete em libras para a mesa principal.

O Auditório Tristão de Ataíde está localizado no Bloco Amarelo da PUCPR, que fica na Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho.

Programação do 9° Seminário Propulsão: (Re)inserção social de adolescentes em situação de
uso abusivo de álcool e outras e drogas e sua interface com a educação

8h – Credenciamento e café
9h – Abertura
9h10 – Apresentação cultural
9h20 – Mesa principal: (Re)inserção social de adolescentes em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas e sua interface com a educação
11h10 – Debate
12h – Intervalo
14h – Rodas de Conversa
17h – Encerramento das rodas