O público-alvo são jovens adultos entre 20 e 29 anos

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Neste sábado, dia 30 de novembro, acontece o dia D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Dez unidades de saúde (a lista está no final da matéria) estarão abertas das 8h às 17h. O público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, são os jovens adultos entre 20 e 29 anos. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, adultos dessa faixa etária precisam ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade. “Nesta faixa etária está o maior número de indivíduos com sarampo no surto registrado atualmente no país”, explica a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burger.

Além da vacina contra o sarampo, as unidades que estarão abertas neste sábado também vão disponibilizar as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a faixa que faz parte do público-alvo: hepatite B, febre amarela e dupla adulto.

Casos de sarampo
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado no dia 28 de novembro, 479 pessoas no Paraná tiveram ou estão com a doença atualmente. Curitiba registra a maior concentração, com 306 confirmações.

Na Região Metropolitana de Curitiba, foram confirmados dez casos de sarampo em Almirante Tamandaré; 3 em Araucária; 2 em Balsa Nova; 2 em Campina Grande do Sul; 3 em Campo do Tenente; 12 em Campo Largo; 1 em Campo Magro; 32 em Colombo; 3 em Fazenda Rio Grande; 1 em Itaperuçu, 1 na Lapa; 1 em Mandirituba; 21 em Pinhais; 13 em Piraquara; 1 em Quatro Barras; 6 em Rio Branco do Sul; e 17 em São José dos Pinhais.

Além dos casos confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde investiga, em parceria com a Sesa, outros casos suspeitos da doença no município – grande parte só pode ser confirmada após a realização de exame de sangue, coletado sete dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele.

Unidades de Saúde em Curitiba com vacinação no dia 30 de novembro

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde João Cândido (Rua Ourizona, 2250 – Bairro Novo)

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251 – Pilarzinho)

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Menonitas (Rua Domício da Costa, 52 – Xaxim)

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Salgado Filho (Rua Sen. Salgado Filho, 5265 – Uberaba)

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Campo Alegre (Av. da Indústrias, 1749 – Cidade Industrial)

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, s/nº – Praça Ouvidor Pardinho)

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Ipiranga (Rua Santa Regina, 667 – Capão Raso)

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Santa Quitéria II (Rua Bocaiúva, 310 – Santa Quitéria)

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1960 – São Braz)

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170 – Campo do Santana)