Quem mexeu na minha bagunça: Férias também pode ser tempo para organização

///Quem mexeu na minha bagunça: Férias também pode ser tempo para organização

Entre uma brincadeira e outra, sempre é possível reservar um tempinho para organizar o quarto e armários

 

Por Milu Ramiro

Férias, hora das crianças e adolescentes aproveitarem o tempo para descansar, brincar e até fazer aquela baguncinha gostosa – aquela que irá ficar na memória, da bronca que veio depois de descoberta a “transgressão” – viajar e não fazer nada, às vezes. Mas, também é o período ideal para organizar a vida em setores que podem ter sido deixados de lado pela correria do primeiro semestre.

É o momento perfeito para aquela parada, para dedicarmos um tempinho do dia para darmos um “trato” em nossas coisas, como cuidar também da saúde – passeando ao ar livre, fazendo exercícios físicos e marcando também aquelas consultas médicas há tanto adiadas. Com planejamento tudo é possível e ainda sobrará um tempinho para organizar o quarto, arrumar gavetas, guarda-roupa, separar aquelas peças que não servem mais, etc. Pais, com horários mais tranquilos e filhos sem a rotina da escola podem fazer toda essa organização aos poucos e juntos. E ainda poderão aproveitar também para fazer uma visita a uma instituição e levar brinquedos e roupas que não servem mais, principalmente nesta época de frio, quando muitos moram na rua e estão precisando de agasalhos. Ao final das férias, além de descansar, a molecada ainda terá um cantinho mais leve com tudo mais organizado e feito o bem para quem precisa.

Veja algumas dicas para organizar um pouco por dia e voltar às aulas com o quarto livre de tralhas, limpo e super organizado.

1. Comece pelas gavetas – escolha uma por vez para arrumar. Tire cada coisa da gaveta e veja se ainda usa, se está em bom estado. Pegue uma caixa ou uma sacolinha escreva por fora (LIXO), (DOAÇÃO) ou (CONSERTAR). Avalie a peça e coloque no saco correspondente. Lembre-se: só doamos aquilo que ainda é possível usar, assim, nada de doar peças rasgadas ou muito velhas, ok? Aquilo que deve voltar para a gaveta fica à parte.

2. Com a gaveta vazia, limpe-a com pano ligeiramente úmido e espere um pouco para começar a guardar o que vai voltar para a gaveta.

3. Caso a gaveta seja de coisa pequenas, como calcinhas, cuecas, meias ou bijuterias, é bom usar divisórias para ficar mais organizada. Existem muitos produtos prontos em lojas: divisórias prontas para gavetas (colmeias), mas também você pode fazer a sua divisória, basta um pouco de criatividade.

4. Repita o processo em todas as gavetas. Mas, faça uma de cada vez, para não ficar desanimado e desistir. Se não conseguir fazer todas em um dia só, faça um pouco por dia.

5. Depois, repita o que fez nas gavetas, no guarda roupa, estante de livros, etc. Um pouco por vez.

Ao final das férias, sem deixar de descansar e aproveitar bem o tempo livre, você ainda terá um quarto roupa bem organizado para começar o novo semestre sem estresse.

Marilucia (Milu) Ramiro é jornalista, palestrante e escritora especialista em orientação e desenvolvimento profissional de jovens. É autora do livro “Quem Mexeu na Minha Bagunça?”, em parceria com a psicóloga Celi Piernikarz, e sócia de um projeto com o mesmo nome, voltado ao desenvolvimento do hábito da organização de alunos, pais e educadores.

 

2019-07-23T17:35:17-03:00 23 julho - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta