Público pode acompanhar ensaios do Afoxé para o Carnaval 2019 

/, Eventos Culturais, Música/Público pode acompanhar ensaios do Afoxé para o Carnaval 2019 

Os ensaios do Afoxé acontecem todas as terças-feiras

Foto: Divulgação

O som dos agogôs, atabaques e xequerês darão a batida nos ensaios do Afoxé 2019 e marcam o início dos preparativos para o Carnaval de Curitiba. Abertos ao público interessado, os ensaios começaram no último mês de dezembro e acontecem toda terça-feira até o carnaval, na Casa de Maria, que fica na Avenida Jaime Reis, 366, no São Francisco, sempre às 19h.

O afoxé, também conhecido como candomblé de rua, é um cortejo que tradicionalmente abre desfiles de carnaval para “limpar” a avenida para as escolas desfilarem. “Em Curitiba a cultura do afoxé ocorre há mais de 30 anos e pretendemos fortalecer abrindo os ensaios às casas de candomblé e de umbanda e também para quem tiver interesse”, explicou Adegmar Silva (Candieiro), assessor de Política da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba.

Nas décadas de 1970 e 1980, grupos de afoxé se reuniam na Praça Tiradentes, no Centro, e dali caminhavam em direção à Avenida Marechal Deodoro e Rua XV de Novembro, onde ocorriam os desfiles. “A tradição oral da cultura negra em Curitiba relata grupos de afoxé aqui há muito mais tempo”, disse Candieiro.

Em Curitiba os fundadores do afoxé são Pai José Francisco de Oxossi Odé Otaoci, Mãe Arilda de Yansã, Pai Sebastião Braz Kafú Milodé, Tata Fernando Costa, Cezar de Yansã, Pai Altevir Tarachiuk Veco de Yansã, Pai Manoel Muzilo e Pejigan Glauco Souza Lobo, do Ogum.

 

2019-01-21T15:15:28+00:00 21 janeiro - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta