População receberá orientações sobre as doenças reumáticas e fisioterapeutas ensinarão exercícios que ajudam a aliviar dores

Imagem Ilustrativa Deposit Photos

A Sociedade Paranaense de Reumatologia promove no dia 26 de outubro, no Passeio Público, uma ação gratuita de conscientização sobre o diagnóstico precoce e tratamento das doenças reumáticas, em alusão ao Dia Nacional de Luta contra as Doenças Reumáticas (comemorado em 30 de outubro). Durante o evento, que acontece das 8h30 às 13h30, a população receberá orientações e cartilhas educativas e fisioterapeutas ensinarão exercícios que ajudam a aliviar dores.

O objetivo da ação é sensibilizar a comunidade médica e população para as doenças reumáticas e músculo-esqueléticas, alertar sobre o impacto dessas patologias na sociedade e informar sobre a rede de suporte disponível para pacientes e cuidadores.

Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas representam um conjunto de diferentes doenças que atingem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Algumas dessas doenças ainda podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.

Existem mais de cem tipos de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.

A ação será em uma tenda ao lado do posto da Guarda Municipal localizado dentro do Passeio Público, que fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/nº – Centro. Mais informações pelos telefones (41)3324-6562 e 99512-4567.

SERVIÇO: Dia Nacional de Luta Contra Doenças Reumáticas
Data: 26 de outubro
Horário: 8h30 às 13h30
Local: Passeio Público de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti s/nº – Centro
Mais informações pelos telefones (41)3324-6562 e 99512-4567
Entrada gratuita