Todas as atrações natalinas no Passeio Público
terão entrada gratuita

Montagem do carrossel no Passeio Público, que inaugura neste domingo, 24 de novembro. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Neste domingo, 24 de novembro, a partir das 18h30, estreia a programação do Natal Condor no Passeio Público, que faz parte do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. O parque receberá um carrossel em estilo veneziano, um trenzinho elétrico, espetáculos, uma casa do Papai Noel e feira gastronômica. Todas as atrações são patrocinadas pelos Supermercados Condor e têm entrada gratuita.

O carrossel ficará aberto ao público até 6 de janeiro. Decorado com detalhes rebuscados e iluminados, terá compartimentos que lembram as “xícaras malucas” dos parques de diversão, além dos tradicionais cavalinhos, que vêm à memória de todo mundo quando se pensa no brinquedo.  Outra atração será um trenzinho elétrico, com capacidade para 18 crianças e até quatro adultos. A atração ficará aberta até 23 de dezembro.

O Natal Condor no Passeio terá ainda Casa do Papai Noel e feirinha gastronômica em um espaço junto à Rua Presidente Faria. Toda a decoração poderá ser conferida até 6 de janeiro.

Espetáculo
Próximo ao carrossel veneziano está um dos lagos que receberá duas outras atrações. Na principal ilhota do local, a Ilha dos Poetas (também chamada Ilha da Ilusão), acontecerá o espetáculo Natal na Ilha da Ilusão. Serão sete apresentações, entre 24 de novembro e 15 de dezembro. Outra ilhota do lago recebeu uma árvore de Natal de 11 metros.

Revitalização do parque
A estreia da programação de Natal no Passeio Público também marca a inauguração da revitalização do parque, que ganhou uma área de contemplação preparada à beira do lago, bancos de madeira e novo paisagismo, com canteiros de flores. No local onde havia a construção do antigo restaurante foi feita a compactação do solo para o recebimento do revestimento em pedriscos.  A lateral ganhou 16 novos postes com luminárias em tecnologia LED direcionadas para a calçada da Rua Luiz Leão, num trecho de quase 500 metros.

A revitalização busca resgatar a identidade original do parque. “Com o pedrisco e a própria implantação da nova área buscamos recuperar características originais do projeto”, ressalta o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil. Os trabalhos no Passeio Público fazem parte do contexto do programa Rosto da Cidade, que prevê a renovação de fachadas de prédios históricos da capital.

História e curiosidades
Inaugurado em 2 de maio de 1886, o Passeio Público foi o primeiro parque público de Curitiba e abrigou o primeiro zoológico da cidade. Seus portões são inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris. O local foi palco de fatos marcantes na vida cultural e no folclore curitibanos. Em 1909, Maria Alda alçou voo num balão para aterrissar desastradamente no telhado da Catedral Metropolitana, na Praça Tiradentes. Em 1911, na ilha desde então chamada da Ilusão, o simbolista Emiliano Perneta foi coroado “Príncipe dos Poetas Paranaenses”.

Atualmente, o parque funciona como sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna e abriga os pequenos animais que permaneceram quando o Zoológico foi transferido para o Parque Iguaçu, em 1982.

Programação do Natal Condor no Passeio Público

Carrossel
Abertura no dia 24 de novembro, às 18h30
Data: 25 de novembro a 6 de janeiro
Horário: das 12h às 20h
Entrada gratuita

Trenzinho
Abertura no dia 24 de novembro, às 18h30
Data: 25 de novembro a 23 de dezembro
Horário: 12h às 20h
Entrada gratuita

Espetáculo Natal na Ilha da Ilusão
Data: 24 de novembro a 15 de dezembro (somente aos sábados e domingos)
Horário: 19h30
Entrada gratuita

Casa do Papai Noel
Abertura no dia 24 de novembro, às 18h30
Datas: 24 de novembro / 28 a 30 de novembro. Em dezembro, de quinta-feira a domingo, até o dia 23
Horários: 16h às 20h (quintas e sextas) e 14h às 18h (sábados e domingos)
Entrada gratuita

Feira gastronômica
Abertura no dia 24 de novembro, às 18h30
Data: 27 de novembro a 22 de dezembro (somente de quarta a domingo)
Horário: 16h às 21h (quarta a sábado) e 11h às 22h (domingo)
Entrada gratuita

A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais  (sujeita a alterações) está disponível no site natal.curitiba.pr.gov.br.

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais é promovido pela Prefeitura de Curitiba, com organização do Instituto Municipal de Turismo, da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e apoio dos Supermercados Condor, Electrolux, Volvo, Associação dos Lojistas do ParkShoppingBarigüi, Samar Iluminação, Servopa e Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade.