O novo espaço tem mural de tijolos, informações sobre a cultura inglesa e uma cabine telefônica original da Inglaterra

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Nesta quarta-feira, 27 de novembro, o Parque Gomm, conhecido pela casa de madeira da família de mesmo nome, ganhou o Memorial Inglês, uma área com elementos que lembram os imigrantes e a cultura do país do Reino Unido. A inauguração teve a presença do embaixador britânico Vijay Rangarajan e do prefeito Rafael Greca. “O memorial ocupa definitivamente o bosque junto à Casa Gomm e conta a história dos ingleses de Curitiba”, comentou o prefeito, ao lado do cônsul honorário Adam Paul Patterson e de Irene Gomm dos Santos e Henrique Gomm Neto, da família que dá nome ao parque.

O novo espaço  é composto por um mural de tijolos que lembra as construções inglesas, com informações sobre as famílias imigrantes e de grandes nomes da cultura do país, como a banda de rock britânica The Beatles e o poeta e dramaturgo William Shakespeare. Há também uma cabine telefônica original, símbolo urbano da Inglaterra, doada a Curitiba pelo consulado-geral do Reino Unido em São Paulo. Os visitantes ainda podem utilizar os QR-Codes para ter acesso aos poemas de William Blake.

Além dos elementos da cultura inglesa, o Parque Gomm também ganhou três caixas do projeto Jardins de Mel, um local para contação de histórias, casinha do coelho e arco com trepadeira florida no jardim da entrada. O jardim é uma referência à escritora e ilustradora infantil Beatrix Potter, autora dos contos de Peter Rabbit.

Completam o paisagismo 156 árvores nativas na área interna e externa do parque e que entram na conta do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba. Já são 24 mil árvores plantadas na cidade neste ano.

O Parque Gomm está localizado entre as ruas Hermes Fontes, Carmelo Rangel e Bruno Filgueira – próximo ao shopping Pátio Batel.