O workshop irá discutir assuntos ligados às premissas, ao direito e aos limites da liberdade de expressão

A importância da liberdade de expressão e da comunicação democrática é o tema do workshop “A Comunicação como um Direito Humano”, no dia 16 de fevereiro. O encontro é promovido pela Rede Macuco e acontecerá no Oz Espaço Criativo.

O jornalista, professor e editor geral da Rede Macuco, Wagner de Alcântara Aragão será o ministrante do workshop, que tem inspiração no aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorado no último mês de dezembro, e irá discutir assuntos ligados ao direito, às premissas e aos limites da liberdade de expressão, a função dos veículos de comunicação de massa e das redes sociais digitais, além de condições estruturais e conjunturais desses meios, como oligopólio de empresas e no ciberespaço, algorotimos, disseminação de fake news e discursos de ódio e intolerância.

Wagner de Alcântara Aragão milita na defesa pela democratização das comunicações há quase dez anos, quando, em 2009, participou como delegado do Paraná na I Conferência Nacional da Comunicação. Em 2018, o jornalista e professor já ministrou palestras com esse tema, em referência aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no 7º Santos Jazz Festival, na cidade do litoral paulista, e também em dois eventos de software livre – Flisol (Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre) e FTSL (Fórum de Tecnologia em Software Livre), ambos na capital paranaense.

O encontro terá duas horas de duração, das 14h às 16h, em formato de roda de conversa, com construção coletiva de conceitos e entendimentos. As inscrições custam R$ 20, com taxa de serviço de R$ 2,50, e podem ser feitas neste link. O Oz Espaço Criativo fica na Rua Saldanha Marinho, 813 – Centro.