Concerto faz parte da série Clássicos Positivo e acontece no dia 21 de setembro

Foto: Divulgação OSP

No dia 21 de setembro, o Teatro Positivo recebe o concerto que apresenta a 5a Sinfonia de Beethoven, e a ópera “La Forza del Destino”, de Giuseppe Verdi, executadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). A apresentação é às 10h30.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na na bilheteria do Teatro Positivo – Grande Auditório, pois o espaço é sujeito a lotação. O horário de funcionamento é das 11h às 15h e das 16h às 20h, de segunda a sexta, e das 17h às 21h aos sábados. Mais informações pelo telefone (41) 3317-3000.

O espetáculo faz parte do projeto Clássicos Positivo, que busca incentivar a cultura e arte no Paraná, e conta com explicações pedagógicas das obras feitas pelo especialista em Educação Musical, Guilherme Romanelli.

A Sinfonia n.º 5, de Beethoven, é conhecida como a Sinfonia do Destino. Escrita entre 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da música erudita, além de ser uma das sinfonias mais executadas nos tempos atuais. Trata-se da primeira sinfonia do autor composta em tonalidade menor. A Sinfonia n.º 5 em dó menor ainda hoje é considerada como um “monumento” da criação artística. A obra popularizou-se marcando presença em desenhos animados, toques de celular e trilhas de cinema.

Em relação à “La Forza Del Destino”, trata-se de uma adaptação do romance espanhol “Don Alvaro”, feita pelo libretista Francesco Maria Piave. O enredo narra a história de três personagens, entrecruzados pelo poder do destino e obcecados por dois universos emocionais antagônicos: a culpa e a vingança

De acordo com Stefan Geiger, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, “as duas obras a serem apresentadas durante o concerto falam sobre destino, seja em sua história, como especificamente na ópera de Verdi, seja por marcar pontos importantes na carreira de seus compositores, como é o caso das composições de Beethoven.”

A classificação indicativa do espetáculo é 7 (sete) anos. O Grande Auditório do Teatro Positivo fica na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido.