Orquestra Sinfônica do Paraná abre nova temporada com concerto de obras francesas

/, Eventos Culturais, Música/Orquestra Sinfônica do Paraná abre nova temporada com concerto de obras francesas

Concertos com obras de grandes compositores, espetáculos voltados ao público infantil e apresentações fora do Teatro Guaíra estão na programação

Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) já tem data para voltar aos palcos do Guairão. No dia 24 de março, às 10h30, o maestro-titular Stefan Geiger inicia a  temporada 2019 com o concerto Abertura Francesa, que reunirá obras dos compositores Dukas, Debussy e Ravel. O espetáculo tem o apoio da Aliança Francesa de Curitiba, do Instituto Francês, do Consulado Geral da França em São Paulo e do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP).

Esse será o primeiro concerto de doze que já estão previstos para este ano. As apresentações contarão com obras de Villa-Lobos, Mozart, Bach e Beethoven. Haverá também músicas de compositores russos, como Rachmaninoff, Stravinsky e Shostakovich. Os destaques da temporada serão a participação da OSP no jubileu de ouro do Balé Teatro Guaíra (BTG) em maio. Os concertos para crianças, que já viraram tradição da orquestra, também estarão de volta na programação e serão divulgados ao longo do ano.

Além das apresentações regulares no Guairão, também acontecerão dois espetáculos no Grande Auditório do Teatro Positivo, como parte de uma iniciativa do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, que, desde o final de 2018, busca novos patrocinadores. Os concertos no Teatro Positivo serão a A Sagração da Primavera, no dia 27 de abril, e Tempos Modernos, no dia 22 de agosto.

A programação de 2019 ainda terá eventos paralelos. Um deles será com o maestro Alessandro Sangiorgi, que irá apresentar uma série de concertos na Região Metropolitana de Curitiba. Os espetáculos serão didáticos e trarão obras conhecidas pelo público e clássicos da ópera. Serão três concertos em cada município, sendo dois exclusivos para as crianças das escolas públicas da região e um noturno com entrada gratuita.

Outro evento paralelo da OSP será o projeto Série Música de Câmara, que voltará a ter apresentações durante o ano de 2019. Em quartas-feiras selecionadas, sempre no Guairinha, pequenos grupos de músicos apresentarão repertórios mais íntimos, para o público que deseja se aproximar ainda mais da orquestra. A programação da Série Música de Câmara será divulgada em breve no site do Teatro Guaíra e nas redes sociais da OSP.

Os ingressos para o primeiro concerto do ano no Guairão já estão à venda na bilheteria do teatro e no site Disk Ingressos. Os preços são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). O teatro fica na Rua XV de Novembro, 971 – Centro. Mais informações no site www.teatroguaira.pr.gov.br ou na página do Facebook da OSP.

 

2019-03-11T15:06:01-03:00 11 março - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta