Em prol do Novembro Azul, laboratório realizará exame de marcador tumoral a R$20 durante todo o mês

Foto: Divulgação

Durante este mês é comemorado o Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde e prevenção de câncer de próstata nos homens. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2019 sejam diagnosticados aproximadamente 69 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo de pulmão.

Para marcar o Novembro Azul, o LANAC – Laboratório de Análises Clínicas oferecerá exames de PSA durante todo o mês por R$20. O custo, com desconto de 80% da tabela de exames, é valido para as 45 unidades em Curitiba e Região Metropolitana, no Litoral do Paraná,  Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. A fachada da sede central, em Curitiba, iluminada de azul durante todo o mês, alerta também para a gravidade da patologia e importância dos cuidados com a saúde. Os endereços das unidades do LANAC estão disponíveis neste link.

O PSA – Dosagem do Antígeno Prostático Específico – é um dos marcadores tumorais mais solicitados pelos médicos em todo o mundo e também é utilizado para revelar inflamações ou traumas na próstata e o crescimento benigno da glândula. “O PSA pode estar normal ou aumentado e a dosagem é realizada por amostra de sangue. Geralmente, até 4 ng/ml do antígeno no sangue é considerada uma taxa normal. Acima disso, o paciente realiza um novo teste de PSA e, eventualmente, deve fazer exames complementares para determinar a origem desse aumento”, explica o bioquímico e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski. A taxa elevada desse antígeno ainda indica um problema de funcionamento da próstata, mas não é suficiente para diagnosticar o câncer. “Por isso, é necessário que os pacientes realizem exames complementares e consultem regularmente um médico de confiança”, completa o especialista.