Mostra é de alunos do CJAP, que se basearam na série “Poema sem rosto” de Ivana Lima e em fotos de infância

Foto: Kraw Penas/SECC

Está em cartaz no Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), a exposição “Memórias afetivas”, com trabalhos de alunos do curso de Desenho inspirados na série “Poema sem rosto”, da artista Ivana Lima. Orientados pela professora Lurdinha Paglia, os estudantes trouxeram fotos de infância e transformaram essas imagens em gravuras. A entrada é gratuita.

A mostra é composta por obras de 23 alunos e mais duas da artista Ivana Lima, que explica ter feito as gravuras com base em fotos da sua própria infância e de amigos. “A ausência dos rostos nos remete à nossa própria infância, a algum episódio, momento ou mesmo sentimento que estava guardado no fundo do nosso baú de memórias”, diz a artista.

Assim como a série de Ivana, o trabalho dos alunos também foi inspirado em fotos de infância e trazem momentos que poderiam ter sido vivenciados por outras pessoas, como cenas na praia, irmãos brincando na sala, uma criança em cima da árvore.

Participam da mostra os alunos Alicia Berlim, Ana Julia Buseti, Ana Julia Medeiros, Ana Luiza de Carvalho, Annye Caroline M. Andrade, Beatriz L. Beluzzi, Camila Murakami, Gabriel G. Tomelim, Giovana F. Gallinea, Helena C. Francisco, Janaina D. Rodrigues, Jofran de Macedo, Kelly M. Sandoval, Laura A.Martini, Liandra Maia Costa, Lourdes Maria F. da Rocha, Manoela C.W. Marques, Maria Clara Nóbrega, Matheus de Biz, Melody Figueiredo, Paulo A. Marcelino, Raiani F. José e Suzana Yunglos.

Artistas paranaenses
Trabalhar os artistas paranaenses contemporâneos em sala de aula é uma proposta da atual gestão do CJAP. “O Centro Juvenil de Artes Plásticas é como uma mola propulsora da cultura paranaense. Nossa ideia é que os professores trabalhem os artistas contemporâneos em sala de aula, quando possível convidamos esses artistas para orientar por meio de palestras e workshops, e, ainda, realizar exposições junto com os alunos”, comenta o diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vidal Pinto.

A exposição fica aberta até o dia 18 de setembro. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O Centro Juvenil de Artes Plásticas fica na Rua Mateus Leme, 56 – São Francisco. Mais informações no site www.cjap.seec.pr.gov.br.