A maioria das atrações tem entrada gratuita. Entre as novidades deste ano, está um carrossel que será montado no Passeio Público

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Com slogan Uma História de Brilho e Emoção, no dia 22 de novembro inicia o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019, promovido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a iniciativa privada. Serão mais de 130 atrações, 15% a mais que no ano passado, entre autos, corais, concertos, exposições de presépios e feiras.

A programação natalina começa com a Feira Especial da Praça Osório, no Centro, e o primeiro passeio da Maria Fumaça iluminada da concessionária Rumo. Já a abertura oficial será no dia 24 de novembro, com a estreia do Auto de Reis no Passeio Público, que irá mostrar com poesia e música a mensagem do nascimento de Jesus dos três Reis Magos. No mesmo dia, será aberto o carrossel para o público, atração gratuita.

Cartões-postais da capital, como o Parque Barigui, o Jardim Botânico, a Rua XV de Novembro e o Centro Cívico, vão receber 24 árvores de Natal de até 22 metros. A capital ganhará ainda uma decoração especial, que levará a festividade do Centro para os bairros. Contornos de luz indicarão e valorizarão atrações turísticas e históricas da cidade, como o Palácio Garibaldi e o Belvedere.

Espetáculos de música, teatro, balé e ópera irão ocupar o Centro Histórico, o Palácio Avenida, a Câmara Municipal, o Paço da Liberdade, a Catedral Metropolitana, a Capela Santa Maria, as Ruas da Cidadania e os parques da cidade. A Praça Santos Andrade volta a receber a Vila de Natal, com sua roda-gigante toda iluminada. E a grande novidade deste ano é um carrossel no Passeio Público.

Como na edição do ano passado, moradores e turistas poderão conhecer várias atrações da programação embarcando na Linha Natal, que começa no dia 28 de novembro.

Um dos destaques da programação será o Auto de Natal com entrega de brinquedos da campanha Natal Solidário da Fundação de Ação Social (FAS). O evento ocorre no dia 2 de dezembro, na Ópera de Arame. A campanha da FAS vai até 29 de novembro.

Todas as regionais da Prefeitura de Curitiba também terão atrações para a população e visitantes. As Ruas da Cidadania ganharão rosáceas e árvores de luz e estão programados espetáculos diários, como o  auto O Sentido do Natal nas Regionais, que começa a ser encenado no dia 25 de novembro e vai até 10 de dezembro.

O encerramento da programação ocorre no dia 23 de dezembro, com o Oratório de Natal no Parque Tanguá. A decoração natalina na cidade ficará montada até o dia 6 de janeiro de 2019.

Turismo e economia
A expectativa do município é que a programação de Natal receba 10% a mais de público e que o número de turistas aumente 15%. Levantamento do Instituto Municipal de Turismo aponta que, em 2018, os espetáculos natalinos da cidade reuniram cerca de 615 mil pessoas, o dobro de público em relação a 2017 (300 mil). Do público que acompanhou os eventos, 92,2 mil eram turistas, em 2018, um crescimento de 54% em relação ao ano anterior, quando a capital recebeu cerca de 60 mil pessoas de outras regiões do país e exterior. No comércio, em 2018 foram movimentados R$ 60,6 milhões na economia local devido à programação de fim de ano, um aumento de 14,3% em comparação ao mesmo período de 2017.

A programação completa (sujeita a alterações) está disponível no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Principais atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais

Feira Especial de Natal da Praça Osório
A tradicional feira vai reunir produtos natalinos e sugestões de presentes confeccionados por artesãos de Curitiba e Região Metropolitana.
Datas: 22 de novembro a 23 de dezembro
Horário:  10h às 22h, de segunda a sábado, e aos domingos, das 14h às 19h
Entrada gratuita

Auto de Reis e carrossel no Passeio Público
A abertura oficial do Natal de Curitiba será no dia 24 de novembro, no Passeio Público, que ganhará decoração especial patrocinada pela Rede de Supermercados Condor. O Natal Condor no Passeio terá como destaques um carrossel em estilo clássico e o espetáculo Auto de Reis.
Data do Carrossel: 24 de novembro a 23 de dezembro (horários ainda serão divulgados)
Data Auto de Reis: 24 e 30 de novembro e 1º, 7 e 8, 14 e 15 de dezembro, sempre às 19h30
Entrada gratuita

Auto de Natal Espírito de Amor e confraternização no Largo da Ordem
Show gratuito de luzes, música e teatro acompanhado pela plateia caminhando pelo Largo da Ordem. Uma das novidades será o concerto de sinos, abrindo a encenação.
Data: 27 e 28 de novembro e 4, 5, 11 e 12 de dezembro, sempre às 19h30
Entrada gratuita

Vila de Natal e roda-gigante na Praça Santos Andrade
A Vila de Natal Electrolux tem feira especial de artesanato/gastronomia e uma roda-gigante iluminada.
Datas: de 28 de novembro a 23 de dezembro (dias e horários de funcionamento ainda serão divulgados)
Entrada gratuita

Auto de Natal com entrega de brinquedos da FAS
Na Ópera de Arame, crianças vão receber presentes arrecadados com campanha Natal Solidário da FAS. O evento ainda terá espetáculo de música e teatro para cerca de 1,2 mil crianças.
Data: 2 de dezembro
Horário: 15h
Evento para convidados

Flash mob de Natal
Um flash mob nas janelas da Defensoria Pública, instalada em um prédio histórico próximo à Catedral, mostrará personagens natalinos da capital realizam uma rápida aparição e convidam para o Auto de Natal do Largo da Ordem.
Datas: 5 e 12 de dezembro, sempre às 18h
Entrada gratuita

Desfile do Papai Noel na Rua XV de Novembro
A passagem do carro do Papai Noel entre as praças Santos Andrade e Osório, até a entrada da Feira de Natal, volta a ocorrer no calçadão mais famoso da capital.
Datas: 30 de novembro e 7, 14 e 21 de dezembro, sempre às 11h30

Coral do Palácio Avenida
Apresentação de crianças de escolas municipais e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco.
Datas: 6 a 8, 13 a 15 2 20 a 22 de dezembro (sextas, sábados e domingos)
Horário: 20h15
Entrada gratuita

Natal do Paço 2019
A fachada do Paço da Liberdade, primeira sede da Prefeitura de Curitiba e que atualmente abriga a unidade cultural do Sesc, ganhará projeção computadorizada.
Datas: 10 a 12 de dezembro
Horário: 21h
Entrada gratuita

Natal da Família Moletta
A tradicional rua iluminada da Família Moletta é atração do bairro Umbará, que irá ganhar ainda presépio, casa do Papai Noel, gruta e um inédito mirante, que terá vista para uma mata iluminada.
Datas: 23 de novembro a 30 de dezembro
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 12

Caravana de Natal
Um dos comboios mais esperados no Natal volta a percorrer as ruas de Curitiba. Os caminhões vermelhos iluminados da Coca-Cola sairão da fábrica da empresa, no Uberaba, e irão seguir por toda a capital.
Datas: 3 e 4 de dezembro

Natal com Ópera na Praça Garibaldi
Óperas clássicas serão encenadas nas janelas e sacada do neoclássico Palácio Garibaldi, com cantores caracterizados de grandes celebridades da ópera mundial.
Datas: 18 a 20 de dezembro
Horário: 19h30
Entrada gratuita

Maria Fumaça 
A Maria Fumaça da operadora ferroviária Rumo volta a circular toda iluminada pela capital para comemorar o Natal em Curitiba.
Datas: 22 de novembro a 23 de dezembro (em vários dias e horários)

O Quebra Nozes nas Ruínas de São Francisco
O clássico balé Quebra Nozes será apresentado ao ar livre, tendo como cenários as Ruínas de São Francisco e o Belvedere da Praça João Cândido, que está sendo restaurado.
Datas: 13 a 16 de dezembro
Horário: 19h30
Entrada gratuita

Oratório de Natal no Parque Tanguá
Espetáculo de encerramento da programação com clima de ópera e surpresas. O oratório terá um elenco com 30 participantes, entre atores, cantores e bailarinos.
Datas: 21 a 23 de dezembro
Horário: 19h30
Entrada gratuita

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais é promovido pela Prefeitura de Curitiba, com organização do Instituto Municipal de Turismo, da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e apoio dos Supermercados Condor, Electrolux, Volvo, Associação dos Lojistas do ParkShoppingBarigüi, Samar Iluminação, Servopa e Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade.