NASA abre pré-inscrições para Hackathon em Curitiba

/, De Graça, Eventos Gerais/NASA abre pré-inscrições para Hackathon em Curitiba

Evento acontece entre os dias 18 e 20 de outubro na capital paranaense e em outras 200 cidades do mundo

Entre os dias 18 e 20 de outubro, Curitiba recebe o NASA Space Apps Challenge 2019, uma competição internacional realizada simultaneamente em várias cidades do mundo. As pré-inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 10 de outubro neste link. As vagas são gratuitas e limitadas a 500 participantes.

Promovido pela incubadora da N.A.S.A, o Hackathon é uma maratona na qual os participantes formam suas equipes e trabalham de forma intensiva para criar soluções dentro do tema escolhido, resolvendo problemas reais, em apenas 48 horas. A NASA abre sua base de dados, colhidos através de missões, pesquisa e tecnologias desenvolvidas pela própria agência espacial americana, e que podem ser utilizados para criar soluções para os problemas da humanidade. A maratona reúne pessoas de diferentes idades e habilidades – com formação nas mais distintas áreas do conhecimento como Artes, Negócios, Política, Tecnologias, Engenharias, Ciências, Meio Ambiente, Direito, entre outros.

Na ultima edição, em 2018, foram 18 mil participantes, em mais de 200 cidades em 75 países. A primeira edição do evento aconteceu em 2012 e esta é a terceira vez que acontece em Curitiba. “A edição do NASA Space Apps Curitiba deste ano está muito especial. Além de abrigar um dos maiores Hackathons do Sul do país, o evento dispõe do nome forte da NASA para gerar impacto no ecossistema local de inovação, promovendo atividades de conexão entre os atores locais e, por meio da feira de inovação, trazendo experiências gratuitas para o público vivenciar e melhor entender o setor. Além disso, as possibilidades se estenderão ao Pós-Hackathon, onde os participantes terão possibilidades de aplicar as soluções criadas durante o Hackathon em projetos reais e oportunidades exclusivas de recrutamento nas empresas parceiras do evento”, explica Marcela Lachowski, organizadora do NASA Space Apps Challenge Curitiba e Desenvolvedora de Negócios no JUPTER.

Mais de 30 cidades brasileiras estão participando em diversas regiões do país, como Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB), Manaus (AM), entre outras.

Na edição de Curitiba, o evento ainda tem na programação o Hackateen, feira de inovação, praça de networking,  talks, painéis de discussão e palestras com nomes importantes da inovação no Brasil e um workshop gratuito de robótica, aberto para crianças de 8 a 13 anos, realizado em parceria com o projeto WAAS – We are All Smart.

O evento acontecerá na sede do Jupter TechSpace, dentro do CRIA – Campus Rebouças de Inovação e Aceleração (Rua Engenheiro Rebouças, 1255 – Rebouças), das 16h às 22h no dia 18 de outubro, e das 9h às 22h nos dias 19 e 20 de outubro.

Curitiba esteve na lista dos 5 melhores projetos do mundo
Na edição de 2017, a equipe Juno Radio, com integrantes de 14 anos do WAAS – projeto social que tem o objetivo de levar tecnologia para alunos de escolas públicas, foi premiado com o melhor projeto pelos jurados de Curitiba, no NASA Space Apps Challenge Curitiba e também foi selecionado pelos jurados internacionais e ficou entre os cinco finalistas do mundo. O projeto foi sobre um software desenvolvido que poderá enviar dados sobre focos de incêndio para rádios de todo o país. Com o apoio dos patrocinadores, a equipe – que é composta por Marcos Mateus Garrido de Mello, Raul Guedes Carlesse e Jennifer Gabriela da Silva Jetka – foi para os EUA conhecer a NASA.

 

2019-09-02T11:22:46-03:00 01 setembro - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta