Atividade inicia às 16h com até uma hora de duração.
A inscrição é gratuita

Foto: Kraw Penas/SECC

Com um total de 4.700 m2 e várias exposições em andamento, visitar o Museu Paranaense é conhecer a história do Paraná desde os primeiros povos, cerca de 15 mil anos atrás, até os dias de hoje. Além do vasto conteúdo acessível ao público, o museu possui ainda quatro reservas técnicas que salvaguardam mais de 400 mil itens e sua sede, o Palácio São Francisco, é por si só uma atração à parte.

Para tornar a experiência de passear pelo museu mais interessante, o Setor Educativo está promovende todas às sextas-feiras, às 16h, uma visita mediada pelo espaço. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas neste link.

Uma das responsáveis pelo Setor Educativo, Sandra Gutierrez, explica que a visita revela curiosidades sobre o acervo, apresenta os primeiros povos e indígenas do Paraná, passando pela colonização espanhola entre outras temáticas. “Falamos sobre a história da casa, construída para a família Garmatter em 1928, e sobre as instituições que já passaram pelo local, como, por exemplo, sede do Governo do Paraná e do Tribunal Regional Eleitoral. Eu mesma fiz meu título de eleitor aqui e alguns visitantes também trazem essa memória”, diz.

A visita inicia com uma apresentação no auditório e, em seguida, percorre todo o prédio histórico. Ao final da mediação, os visitantes podem continuar o percurso pelo anexo. Não há restrição para faixa etária e os presentes podem interagir com perguntas, contribuindo com outras informações. “Às vezes temos, no grupo, um pesquisador que enriquece o passeio com algum dado diferente, com informações complementares e isso é muito bacana”. A duração da visita mediada é de até hora.

O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289 – São Francisco. A entrada é gratuita. O horário de funcionamento é das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h aos sábados, domingos e feriados. Mais informações pelo telefone (41) 3304-3309 ou pelo site www.museuparanaense.pr.gov.br.