Museu da Imagem e do Som do Paraná vai sediar o CineFAP

/, De Graça, Eventos Culturais/Museu da Imagem e do Som do Paraná vai sediar o CineFAP

As sessões acontecerão sempre às terças-feiras, às 19h, com entrada gratuita

O filme Água Negra, do cineasta japonês Hideo Nakata, será o primeiro filme exibido. Foto: Reprodução

A partir de 20 de agosto, sempre às terças-feiras, às 19h, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) abrigará o CineFAP, cineclube organizado por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com a participação de egressos do curso e de pessoas da comunidade. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

A curadoria do cineclube será feita de forma aberta, conforme o interesse individual dos participantes em exibições e discussões dos mais variados gêneros cinematográficos. Qualquer frequentador regular do cineclube pode organizar uma sessão em que fará a mediação do debate do filme que escolheu para exibir.

Na primeira sessão, que ocorre na próxima terça-feira, 20 de agosto, será exibido o longa-metragem de terror psicológico Água Negra (2002), do cineasta japonês Hideo Nakata. O filme conta a história de uma mulher que, em meio a um tumultuado processo de divórcio, se muda com sua filha de seis anos para um apartamento assustador, recoberto de infiltrações. Em 2005, o diretor brasileiro Walter Salles assinou um remake falado em inglês da trama, com elenco hollywoodiano. Já na segunda sessão, no dia 27 de agosto, está programado Assalto à 13º DP (1976), filme policial de John Carpenter. A classificação indicativa dos dois filmes é 14 anos.

O nome do cineclube vem da sigla da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), instituição que oferecia cursos superiores de Artes do Estado até ser incorporada à Unespar em 2013. Antes mesmo da existência do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, criado em 2005, foi fundado o CineFAP, como projeto de extensão universitária iniciado e coordenado por mais de dez anos pela professora do curso de Teatro da instituição, Ivanise Garcia. Em 2012, o cineclube passou a ser coordenado pelo seu filho e também professor da universidade, Demian Garcia. A programação, desde então, é feita por Garcia em conjunto com estudantes do curso.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná fica na Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro. Mais informações pelo telefone (41) 3232-9113 ou no site www.mis.pr.gov.br.

 

2019-08-19T17:20:20-03:00 19 agosto - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta