Em parceria com Livraria Bücherstube, feira oferece delícias e decorações natalinas tipicamente alemãs, entre produtos importados e nacionais

Foto: Kristiane Rothstein

Delícias e enfeites natalinos típicos da Alemanha, como doces, decorações e outros produtos importados e nacionais, são a atração da 12ª Feira de Natal – ou Weihnachtsmarkt (em alemão) – promovida pelo Goethe-Institut Curitiba em parceria com a Livraria Bücherstube, que ocorre até sábado, dia 23 de novembro, das 9h até 12h das 14h às 16h.

O Weihnachtsmarkt procura manter as características e o estilo dos mercados de Natal da Alemanha. O primeiro dia contou com a apresentação surpresa do quarteto vocal Goethe-Vox, especializado em repertório alemão, que encantou os presentes. “Uma surpresa linda, trouxe uma emoção bem natalina e gostosa”, diz Nelsi Messias. Janete Wëirch já sabia da apresentação e foi especialmente para assistir: “Adorei, lindo”.

Nesta época do ano, muitas cidades alemãs, e mesmo de outros países europeus, promovem essas feiras tradicionais que lotam com o público local e turistas, como as das cidades de Heidelberg e Nuremberg (Bavária), da cidade medieval de Rothenburg ob der Tauber, de Frankfurt, e o Stuttgarter Weihnachtsmarkt, em Stuttgart. Quem for ao Weihnachtsmarkt do Instituto vai encontrar um clima e produtos semelhantes aos desses mercados alemães. Ursula Doetzer, que esteve na feira, diz que vai passar o Natal na Alemanha, mas começou no Weihnachtsmarkt do Goethe-Institut Curitiba, levando para casa algumas peças de decoração.

Janete Wëirch diz que também foram as peça de decoração que mais chamaram sua atenção e que ela “fez a festa” na feira: “Comprei calendários, que é uma tradição, um boneco lindo e decorações para a árvore de Natal. Uma peça mais linda que a outra.”

Yasmin Cristina Yazbec também se encantou com os enfeites natalinos encontrados na feira e disse que esta é sua época favorita do ano: “adoro enfeitar a casa”.

Já Helton Beraldo foi com a esposa buscar a filha, aluna de um dos cursos do Instituto, e toda a família acabou visitando e aproveitando a feira: “esse ambiente e clima fazem a gente entrar na emoção do Natal e curtir”.

SERVIÇO: 12ª Feira de Natal – Weihnachtsmarkt do Goethe-Institut Curitiba
Data: Até este sábado, 23 de novembro
Horário: 9h até 12h e 14h às 16h
Local: Goethe-Institut Curitiba | Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV