A atração inédita no Paraná é composta por robôs que reproduzem movimentos e sons de animais marinhos

Foto: Marcelo Elias

Até o dia 28 de julho, o Palladium Shopping Center traz para Curitiba a exposição “O Fantástico Mundo Marinho”, inédita no Paraná. Com acervo composto por mais de dez animais, a representação do ecossistema do mundo marinho é feita com espécies gigantes e minúsculas, coloridas e camufladas, que ajudam a conscientizar sobre a importância da conservação da natureza. Recentemente, a revista americana PNAS realizou uma avaliação internacional que demonstrou que cerca de 17% dos animais marinhos (peixes, invertebrados, mamíferos) poderão desaparecer até 2100 se as emissões de CO2 seguirem no ritmo atual.

A exposição é composta por robôs que reproduzem de forma fiel uma gama de animais marinhos, com sons e movimentos diversos. O projeto foi desenvolvido por biólogos, para que as características de cada espécie fossem respeitadas, e por engenheiros e artistas plásticos, que executaram as representações de cada espécie.

Outro aspecto da mostra são as espécies apresentadas em tamanhos reais, como, por exemplo o réptil pré-histórico Mosassauro, com mais de 15 metros de comprimento, e o tubarão baleia, com quase 10 metros. Outros animais que na natureza são bem pequenos, como os peixes ornamentais e as tartarugas de couro, são retratados com 2 a 3 metros de comprimento. Tudo cercado por uma cenografia que reproduz o ambiente marinho. A entrada é gratuita.

Realidade Virtual
Os visitantes também podem viajar para o fundo mar com um minissubmarino, por meio de um óculos de realidade virtual, e entender como vivem as várias espécies. O custo dessa atração é de R$ 20 por pessoa.

Oficina para crianças
Além da mostra, também são promovidas duas oficinas com o tema do fundo o mar. De forma lúdica, crianças de todas as idades podem criar, pintar e customizar, com ajuda de promotores e materiais específicos, peixinhos, tubarões e polvos para decorar um aquário de plástico. Os pequenos também podem criar o “Shark Hat”, um chapéu em forma de tubarão, feito em EVA, que deixará a brincadeira ainda mais divertida. O custo da oficina é de R$ 10 por criança.

O horário de funcionamento é das 11h às 23h, de segunda a sexa, das 10h às 22h aos sábados e das 14h às 20h aos domingos.  O endereço é Avenida Presidente Kennedy, 4121 – Portão. Mais informações no site palladiumcuritiba.com.br.