A programação acontece entre terça e quinta-feira, 15 a 17 de outubro

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Semana Mundial da Alimentação será celebrada na capital paranaense com uma programação de conscientização da população para a escolha de produtos saudáveis e sustentáveis. As ações incluirão uma exposição com a história da alimentação da cidade, palestra sobre alimentação saudável e plantio de mudas na Fazenda Urbana.

A programação começa na terça-feira, 15 de outubro, às 14h, com uma palestra do representante da Organização das Nações Unidas para Programas de Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), Valter Bianchini, no Sesc da Esquina. Bianchini falará sobre a segurança alimentar para representantes do setor acadêmico, do Mesa Brasil/Sesc, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento será aberto pela presidente do Comsea, Fernanda Hardt Kehl, e pelo secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi. Para participar é preciso se inscrever pelo e-mail laelson.alves@sescpr.com.br.

Já na quarta-feira, dia 16, que é Dia Mundial da Alimentação, as ações serão no calçadão da Rua XV de Novembro, perto da Praça Osório. Será aberta, às 10h, a exposição Caminhos do Abastecimento Alimentar em Curitiba, que mostra imagens da trajetória do abastecimento alimentar em nossa capital.

Também haverá estandes com exposições de hortas em pequenos espaços, Jardins de Mel, jogos educativos que envolvem temas do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e do Comsea. Uma tenda do Sesc terá exames gratuitos como teste de glicemia e verificação da pressão arterial.

As secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Esporte e Lazer e Juventude (Smelj) também terão atividades de recreação e de orientação na área alimentar e cuidados em saúde.

Plantio na Fazenda
Ainda na quarta-feira, às 15h, será feito um novo plantio na Fazenda Urbana, que fica ao lado do Mercado Regional do Cajuru. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e alunos de escolas municipais vão colocar mudas de hortaliças e outras verduras em cinco canteiros da Fazenda.

No evento, será feito o lançamento do programa Guardiões da Fazenda Urbana, que terão personagens com a Semente, Abelha e Minhoca, que demonstrarão o ciclo do plantio. O prefeito também assinará um protocolo de intenções entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional com a organização não-governamental (ONG) Alimentação Consciente Brasil, para trabalhar em parceria com o incentivo ao consumo de comida de verdade.

Pra fechar a programação, na quinta, dia 17, haverá um encontro pedagógico com professores da rede municipal sobre alimentação saudável, no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.

Programação da Semana Mundial da Alimentação

15 de outubro (terça-feira)
Palestra sobre segurança alimentar com representante da FAO – Valter Bianchini
Horário: 14h
Local: Sesc da Esquina – Rua Visc. do Rio Branco, 969 – Mercês

16 de outubro (quarta-feira)
Dia Mundial da Alimentação na Rua XV de Novembro
Abertura da exposição de fotografias Caminhos do Abastecimento Alimentar em Curitiba. Haverá também exposições de hortas em pequenos espaços, Jardins de Mel, atividades de recreação e orientação na área alimentar e cuidados em saúde.
Horário: 10h
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro (próximo à Praça Osório)

Plantio na Fazenda
Alunos de escolas municipais vão colocar mudas de hortaliças e outras verduras em cinco canteiros da Fazenda Urbana.
Horário: 15h
Local: Fazenda Urbana – Avenida Prefeito Mauricio Fruet (ao lado do Mercado Regional Cajuru)

17 de outubro (quinta-feira)
Encontro pedagógico com professores da rede municipal sobre alimentação saudável
Horário: 14h30
Local: Mercado Municipal – Setor de Orgânicos – Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro