Exposição inédita de Marcelo Conrado está em cartaz no Museu Oscar Niemeyer

/, Eventos Culturais, Exposição/Exposição inédita de Marcelo Conrado está em cartaz no Museu Oscar Niemeyer

A mostra instiga a reflexão sobre a questão de autoria na arte contemporânea

Foto: Divulgação

Até o dia 18 de agosto, o Museu Oscar Niemeyer recebe a exposição “O Que é Original?”, de Marcelo Conrado, que pode ser definida como uma indagação que o artista faz ao seu público, instigando uma discussão sobre o conceito de autoria na arte contemporânea. “Marcelo Conrado instiga a reflexão sobre o uso e o direito da imagem e esse é o papel do Museu”, afirma Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON.

Formado no Centro Juvenil de Artes Plásticas de Prudentópolis, Conrado foi depurando seu estilo e tem duas fases distintas: a fase inicial cromática, com intensidade de cores, e a fase em preto e branco, onde ele consegue impor um novo percurso.  O artista questiona, por meio de sua obra, a autoria na arte. Doutor em Direito pela UFPR e professor da mesma universidade,a exposição reúne reflexões próprias de suas duas vertentes profissionais: arte e Direito. “Temos aqui uma discussão sobre os conceitos de autoria, anonimato, apropriação e originalidade na arte”, explica o artista.

Para isso, ele utiliza 20 fotografias licenciadas de bancos de imagens, sobrepostas a frases anônimas, retiradas de pichações, redes sociais ou conversas casuais. “É um diálogo entre a apropriação de textos e imagens. Do duplo anonimato, das fotografias de banco de imagens e de frases, reivindico a autoria das obras”, afirma.

Em outro espaço da exposição, Conrado apresenta ao público 13 pinturas em grandes formatos. Essas, por sua vez, ao serem produzidas, receberam influência de outros artistas, o que mantém vivo o questionamento central da mostra, que conta ainda com um painel de LED com frases em movimento, que remete a locais públicos de grande circulação que utilizam tal ferramenta de comunicação. Ao final, uma obra interativa convida o público a deixar contribuições para possíveis futuros trabalhos do artista.

A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Maiores de 60 anos e menores de 12 anos não pagam. Nas quartas-feiras, a entrada é gratuita para todo o público. O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Mais informações no site www.museuoscarniemeyer.org.br.

 

2019-04-15T11:36:52-03:00 15 abril - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta