Exposição aborda a imigração haitiana no Brasil em fotografias

/, Eventos Culturais, Exposição/Exposição aborda a imigração haitiana no Brasil em fotografias

A mostra do fotógrafo e cineasta João Braun se destaca pelo seu olhar irreverente sobre a cultura haitiana

Foto: João Braun/Divulgação

O Sesi Cultura Paraná apresenta até o dia 27 de setembro a exposição Travessia Brasil-Haiti no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França. A mostra é do fotógrafo e cineasta João Braun que, no ano de 2018, lançou o seu primeiro livro fotográfico documental sobre o tema da imigração. O autor é natural de Pato Branco, Paraná, e nos últimos meses vem se destacando com seu projeto em diferentes partes do mundo.

De acordo com o artista, a exposição revela a cultura haitiana sobre aspectos diferentes do que costuma ser apresentada. Em seus trabalhos, ele adota a imersão social como prioridade e tem o contato com as raízes dos temas escolhidos como fundamental para extrair informações e expressá-las em suas fotos.

Com a mostra, João Braun enxergou uma oportunidade de registrar o período histórico da imigração haitiana no Brasil com o resgate das primeiras colonizações que formaram o município de Pato Branco, interior do Paraná, até a nova imigração que ocorreu nos últimos anos. Segundo ele, desde o século passado, com a vinda dos imigrantes europeus, não houve registros sobre uma nova movimentação imigratória.

O fotógrafo permaneceu em contato com a comunidade de imigrantes haitianos por um período de um ano no sudoeste do Paraná e 24 dias no interior do Haiti, no município de Ganthier, onde buscou a experiência de viver como um imigrante, tendo como propósito entender melhor as diferentes realidades.

Recentemente, um filme documentário de João sobre o mesmo tema e com duração aproximada de 70 minutos, dirigido por Daniel Pereira, foi selecionado no festival Lift Off Global Network, da Inglaterra, sendo posicionado na segunda colocação entre os cinco finalistas.

A exposição Travessia Brasil-Haiti é itinerante e também estará presente entre os meses de outubro e novembro no Sesi São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A classificação é livre e a entrada gratuita. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. O Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458 – Centro. Mais informações pelo telefone (41) 3322-2111.

 

 

2019-09-16T15:49:51-03:00 16 setembro - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta