Os bichinhos de estimação também podem sofrer com o frio. Confira os principais cuidados para evitar que eles tenham problemas de saúde no inverno


Por Jacqueline Felippetto

Com a chegada das temperaturas mais baixas é importante também proteger seu bichinho do frio para evitar qualquer problema de saúde. Confira os principais cuidados que você deve ter:

  • Manter a vacina em dia da gripe canina ou tosse dos canis e da rinotraqueíte viral felina.
  • Passear sempre nas horas mais quentes do dia, quando possível, já que muitas vezes o dia está nublado e frio a qualquer hora.
  • Evitar dar banho em dias de frio muito intenso. Para essas ocasiões, existem no mercado pet produtos que fazem o banho a seco.
  • Colocar roupinhas se for necessário e se o animalzinho gostar de usar. Às vezes, alguns pets podem ter alergia ao tecido das roupinhas, então, se começarem a se coçar demais, pode ser indicativo de alergia. Fique atento!
  • Cuidado com aquecedores de ambiente, tanto para que o bichinho não se queime quanto para que o ambiente não fique muito seco.

Se perceber que o seu pet está com tosse, dificuldade de engolir os alimentos, muito quietinho ou com dificuldade de andar, procure um médico veterinário. Para quem tem cães e gatos idosos, o cuidado deve ser redobrado, pois muitos podem apresentar problemas e dores nas articulações que podem se agravar em temperaturas mais baixas. Se perceber qualquer sinal de dor, leve o seu bichinho imediatamente ao médico veterinário.

E os animaizinhos de rua? O frio é cruel tanto para os bichinhos quanto para as pessoas em situação de rua. Sempre que puder, leve um pouco de ração quando sai de casa e quando achar algum animalzinho na rua, deixe um pouco de ração próxima a ele. Nem sempre podemos recolher um animalzinho que está na rua, mas você pode procurar em sua cidade grupos e pessoas que ajudam nessa situação, existem muitos. Cada um fazendo um pouquinho, podemos amenizar o frio que eles sentem.

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.