Dra. Pet: Previna doenças causadas por pulgas, carrapatos e mosquitos

///Dra. Pet: Previna doenças causadas por pulgas, carrapatos e mosquitos

Durante o verão, é comum a transmissão de doenças por pulgas, carrapatos e mosquitos. Saiba quais são elas e como se prevenir

Por Jacqueline Felippetto 

Com a chegada do verão, aumenta a incidência de doenças parasitárias provocadas por pulgas, carrapatos e mosquitos. Todo cuidado é pouco, pois esses parasitas ainda podem contaminar seres humanos.  Saiba quais as doenças mais comuns:

PULGA
Nos animais:
– Transmite o verme dipilidium caninum
– Dermatite alérgica a pulga (existem alguns animais alérgicos à saliva das pulgas, o que pode ocasionar lesões na pele e até queda dos pelos)
Nos humanos:
– Pode ocorrer a dipilidiose (quando o ser humano ingere acidentalmente os ovos ou uma pulga contaminada. Quem dorme com o seu pet, pode se contaminar)

CARRAPATO
Nos animais:
– Transmite a Babesiose, Erliquiose (podem levar a uma anemia profunda, icterícia e febre) e Doença de Lyme (provoca artrite e febre)
Nos humanos:
– Febre Maculosa (provocada por uma bactéria presente no carrapato Estrela, causa dor de cabeça, febre, manchas róseas nos pulsos e extremidades e pode levar à morte)
– Doença de Lyme (provoca lesão na pele e artrite, podendo deixar sequelas neurológicas e cardíacas).

MOSQUITO
Nos animais:
– Leishmaniose e Dirofilariose (verme do coração)
No homem:
-Leishmaniose Visceral e Cutânea e Dirofilariose

No mercado pet, existem produtos específicos para proteger seu animalzinho contra pulgas, carrapatos e mosquitos e são indicados sempre conforme o peso do animal. É muito importante a prevenção! Cuidando da saúde do seu pet, você também está protegendo a sua família. Em caso de dúvida, sempre consulte um médico veterinário.

Fique atento para proteger seu bichinho durante o verão!

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

 

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

2019-01-21T10:20:42+00:00 14 janeiro - 2019 |0 Comments

Deixe uma resposta