Dra. Pet: Mesmo na Páscoa, os bichinhos de estimação não podem comer chocolate

///Dra. Pet: Mesmo na Páscoa, os bichinhos de estimação não podem comer chocolate

Substância presente no chocolate pode levar seu cachorrinho
ou gatinho à morte


Por Jacqueline Felippetto

Está chegando a Páscoa e com ela vem os chocolates. Quem tem um cão ou gato em casa precisa ficar atento, porque se o bichinho ingerir um pedacinho de chocolate, pode menor que seja, pode acabar morrendo. Isso pode acontecer por causa da substância chamada teobromina, presente no chocolate, que é altamente tóxica para os pets. Os principais sinais e sintomas desse tipo de intoxicação são:

  • Vômitos
  • Diarreia
  • Respiração ofegante e acelerada
  • Tremore
  • Convulsões

Se o animal sofrer uma intoxicação por chocolate, é necessário procurar rapidamente um veterinário para internamento imediato, sendo que nem sempre há a possibilidade de salvar o animalzinho. Por isso, que quando me perguntam se não pode mesmo dar, pelo menos, um pequeno pedacinho de chocolate, eu respondo que nem um micropedaço pode ser dado. Se o bichinho ficar com vontade, existem no mercado pet alguns petiscos que imitam o aroma do chocolate. Mas, sempre é importante conversar com o médico veterinário para saber qual o mais indicado.

Então, precisa ficar esperto na hora de comer chocolate, pois os bichinhos são rápidos para roubar, principalmente, se estiver em cima da mesa. Se for comer chocolate perto do seu pet, jamais deixe ao alcance dele. Se possível, guarde o chocolate em um lugar bem alto e fechado. Afinal, até nós, humanos, temos que cuidar se exageramos no chocolate, não é mesmo?! Se puder, evite comer chocolate na frente do seu bichinho para ele não ficar com vontade também, ok?!

Que todos tenham uma Feliz Páscoa!

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

 

 

2019-04-16T16:58:01-03:00 16 abril - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta