Dra. Pet: Guarda responsável dos bichos de estimação

///Dra. Pet: Guarda responsável dos bichos de estimação

Animais abandonados são comuns nas grandes cidades. Antes de ter um cachorrinho e gatinho, você precisa saber se está preparado para a guarda responsável


Por Jacqueline Felippetto

Animais abandonados são comuns nas grandes cidades. Ficam soltos nas ruas, podendo causar acidentes de trânsito, morderem as pessoas e também transmitirem doenças como raiva, leptospirose, sarna, entre outras. Muitas pessoas compram ou adotam os animaizinhos por impulso, se arrependem e, geralmente, esse animais que estão nas ruas são o resultado dessa atitude inconsequente.

É comum nas épocas de férias, ano novo e carnaval as pessoas abandonarem seus pets nas ruas! Eu mesma já presenciei uma cena dessa! É muito triste ver o desespero do animalzinho sair correndo atrás do carro. Por isso que digo, quanto mais conheço o ser humano, mais eu gosto dos animais. Eles tem o chamado amor condicional, sentimento que entre nós, seres humanos, anda escasso.

Hoje em dia, fala-se muito em guarda responsável. Isso significa que o proprietário do animal é totalmente responsável pelos cuidados com alimentação, vacinação e acompanhamento constante de um médico veterinário. Além desses cuidados, ele ainda deve tratá-lo muito bem e  dispor de tempo para passeios e brincadeiras! Quando você adquire um animalzinho, precisa estar ciente que ele viverá em torno de dez a 15 anos e será totalmente dependente de você.

Tudo é uma questão de conscientização da população. Não abandone seu pet! Não tenha um se você não tem tempo para dar atenção. Cuide muito bem de seu animalzinho, ele é um ser vivo e merece todo o nosso respeito. E sempre é importante lembrar: maltratar um animal é crime!

Para terminar, compartilho uma frase que resume bem tudo:
“A grandeza de uma nação pode ser medida pelo modo como tratam os seus animais”
Mahatma Gandhi

Um abraço!

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

 

2019-04-25T18:32:21-03:00 25 abril - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta