Dra. Pet: Entenda a importância de sempre desverminar seu bichinho de estimação 

///Dra. Pet: Entenda a importância de sempre desverminar seu bichinho de estimação 

As verminoses podem causar problemas de saúde nos bichinhos de estimação e contaminar os humanos. Saiba como prevenir


Por Jacqueline Felippetto

Você sabia que é importante desverminar o seu pet a cada três ou quatro meses? A verminose é muito comum em cães e gatos, acomete os animais independente da idade e é um problema sério, podendo causar vômito, diarreia, anemia, emagrecimento e até levar o bichinho à morte, caso não seja tratada adequadamente.

Geralmente, os pets se contaminam quando vão passear, principalmente, em locais muito infestados por ovos e larvas de vermes que ficam no ambiente. Também pode haver contaminação por meio da placenta e do leite materno, por isso é muito importante  que as cadelas e gatinhas que tenham filhotes estejam com o vermífugo em dia.

Alguns vermes podem ser transmitidos para os humanos, principalmente, as crianças, que costumam ficar descalças e levar as mãos até a boca. A contaminação pode ocorrer em praças, parques, na areia, ou outros locais que estejam infestados com as larvas dos vermes. Logo, por também ser uma zoonose (doenças transmitida entre animais e humanos) é imprescindível dar vermífugo para o seu bichinho.

O vermífugo é sempre administrado conforme o peso do animal. Existem produtos específicos para cães e gatos, na forma de comprimidos ou suspensão. Por isso, é importante consultar um médico veterinário para saber a dosagem ideal do seu bichinho e o vermífugo indicado para o seu bichinho. Se necessário, é realizado a coleta e exames das fezes.

Além de desverminar o seu bichinho, para evitar o risco de contaminação é necessário recolher as fezes do cão e do gato com luvas ou pás e, após a coleta, deve-se lavar o ambiente sempre que possível. Também é necessário que os comedouros e bebedouros sejam lavados e higienizados regularmente. No caso dos gatos é fundamental recolher as fezes da caixa de areia, fazer a troca quando necessária e higienizar a caixa a cada troca.

DICA IMPORTANTE
Vai levar seu cão para passear? Sempre leve junto uma sacola plástica para coletar as fezes. Com esse pequeno gesto, você vai proteger da contaminação os outros cães e, principalmente, adultos e crianças, evitando a transmissão de doenças. Afinal de contas, ninguém merece pisar em fezes dos animais nas ruas, não é mesmo?! Tudo é uma questão de respeito e também de saúde!

Agora que você já sabe porque é importante manter o vermífugo em dia, tenho certeza que vai desverminar o seu bichinho direitinho! Um abraço!

 

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

2019-02-05T16:27:00-03:00 05 fevereiro - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta