Saiba mais sobre como proteger o seu bichinho da giardíase, uma zoonose que provoca diarreia, vômitos e abatimento

Foto: Shutterstock


Por Jacqueline Felippetto

Neste calor é muito importante manter seu animalzinho bem hidratado com água fresca e limpa. Mas, além da falta de água, uma das causas da desidratação são o vômito e a diarreia, que podem ser consequência da giardíase, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos) que leva a distúrbios gastrointestinais provocados pelo protozoário denominado Giardia sp., cuja incidência é maior em cães. Mesmo animais bem cuidados podem ser portadores desse protozoário. É muito frequente em filhotes, mas pode acometer os animais em qualquer idade.

A contaminação pode ocorrer pelo contato com fezes contaminadas ou se o animal ingerir água parada contaminada com os cistos do protozoário. Por isso, a importância da água ser sempre fresca! Os sintomas da giardíase são diarreia com cheiro forte e líquida, dor abdominal e prostração (fraqueza e abatimento) – além da desidratação, se o bichinho não for tratado. É importante fazer exame das fezes periodicamente para detectar se há ou não a presença do protozoário, além d manter em dia o vermífugo específico para Giardia sp. No mercado pet, também existem vacinas. Por isso, sempre é importante consultar um médico veterinário com regularidade!

Caso seu animalzinho acabe contraindo esse protozoário, sempre passe um desinfetante específico no local onde ele faz suas necessidades, retire as fezes com luvas e trate todos os pets da casa se necessário para evitar a contaminação.

E se tiver crianças em casa, tome cuidado também, pois elas costumam ser as mais afetadas pela giardíase, não só dentro de casa como em parques, por exemplo, pois elas podem mexer em água contaminada e levar a mão à boca.

Fique atento! Se o seu bichinho começar a ter diarreia, leve-o imediatamente ao veterinário para realizar os exames, ok?!

Até a próxima!


Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.