Dra. Pet: Cachorros e gatos também podem desenvolver doenças oculares

///Dra. Pet: Cachorros e gatos também podem desenvolver doenças oculares

As doenças oculares também afetam os cães e gatos. Saiba como são os sintomas e tratamentos


Por Jacqueline Felippetto

Você sabia que cães e gatos também podem apresentar doenças oculares? Geralmente, o tutor do bichinho não percebe quando seu pet está com algum problema nos olhos logo no início. Então, separei algumas dicas importantes sobre os sinais e sintomas para ajudar você detectar quando seu cão ou gato pode ter algum problema nos olhos:

  • Presença de corrimento ocular e pus frequente, que podem ser uma infecção causada por vírus ou bactérias e também podem ser causados por alergia ou trauma
  • Pálpebras inchadas, que podem ser ocasionadas por alergias, infecções ou até mesmo picada de insetos e abelhas
  • Aumento do globo ocular
  • Dores na região dos olhos
  • Vermelhidão na conjuntiva (olhos vermelhos)
  • Aumento da pupila
  • Opacidade do cristalino (olho esbranquiçado), que pode ser indicativo de catarata

Nos casos de doenças oftalmológicas, é importante consultar um médico veterinário especialista. Essas doenças nos pets exigem um cuidado importante, principalmente porque é o tutor que dará continuidade do tratamento em casa. A medicação deve ser seguida à risca, como o médico veterinário recomenda e o acompanhamento da evolução do tratamento é primordial para a recuperação do animalzinho. Em alguns casos, o tratamento pode ser cirúrgico também.

UMA DICA IMPORTANTE
Jamais pegar aquele colírio que está guardado e foi utilizado para um tratamento antigo do seu cachorro ou gato. Isso é muito perigoso para a saúde dele! Já vi muitos tutores de pet acabarem provocando uma úlcera de córnea no seu animalzinho por utilizar colírios que estavam em casa e não levar o pet para uma consulta veterinária. Todo o cuidado é pouco quando se refere aos olhos dos bichinhos.

Fique atento! E se perceber qualquer problema em seu cachorro ou gato, leve-o imediatamente ao médico veterinário!

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

2019-02-19T13:17:36-03:00 19 fevereiro - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta