Dra. Pet: Bichinhos de estimação também sentem ciúmes

///Dra. Pet: Bichinhos de estimação também sentem ciúmes

Você sabia que o ciúme não é uma exclusividade dos humanos? Os bichinhos de estimação adoram seus tutores e também sentem muito ciúme, sim. Saiba mais no artigo de hoje.

Por Jacqueline Felippetto

Cada dia mais, os bichinhos de estimação fazem parte da família. Com esse convívio, os pets, muitas vezes, começam a ter sentimentos parecidos com os dos humanos, como o ciúme, por exemplo. Nesses casos, é preciso ficar atento, pois quando o pet tem muito ciúme dos seus tutores, pode até atacar e morder se alguém se aproxima deles.

As reações de ciúme são as mais diversas, desde ataques para morder até fazer xixi em locais inapropriados ou ainda destruir ou rasgar a caminha, por exemplo. Já vi muito pet fazer isso! Esse comportamento agressivo deve ser corrigido o quanto antes para evitar transtornos com a chegada de visitas ou, até mesmo, com a presença de outros cães ou gatos recém-chegados à casa. Mas, é importante não dar bronca no exato momento em que o bichinho tem uma reação de ataque por causa do ciúme, isso só piora a situação. Em muitos casos, a ajuda de um adestrador é muito bem-vinda.

A chegada de um bebê também pode gerar ciúme no animalzinho. Mas, não é necessário se desfazer do bichinho por causa disso, de jeito nenhum! A aproximação deve ser feita bem devagar e sempre acompanhada para observar a reação do bichinho.

O tutor precisa sempre ficar atento ao comportamento. Se não conseguir controlar seu bichinho sozinho, é importante falar com um médico veterinário e com um adestrador para que seja solucionado o problema ou, pelo menos, amenizado o ciúme do seu pet.

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

 

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

2019-03-08T18:43:48-03:00 07 março - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta