Dra. Pet: A importância da vacina contra a raiva

///Dra. Pet: A importância da vacina contra a raiva

A raiva é uma doença que pode ser fatal. Confira as dicas de como proteger o seu bichinho de estimação

 

Por Jacqueline Felippetto

É muito importante manter a vacinação em dia do seu animalzinho, sempre feita pelo médico veterinário. Uma das vacinas mais importantes é a da raiva. Muitos pessoas pensam que a doença está erradicada, mas isso é um engano. Ela está controlada no país, mas não erradicada.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus e a transmissão da doença ocorre através da mordedura do animal contaminado pelo vírus. Os mamíferos como cães, gatos, raposas, morcegos e o homem são suscetíveis à doença, sendo os morcegos os transmissores mais comuns.

Os principais sintomas da raiva nos bichos de estimação são:

  • Alterações de comportamento
  • Dilatação da pupila
  • Falta de coordenação muscular
  • Dificuldade de engolir
  • Salivação excessiva
  • Agressividade

O período de incubação da doença em humanos pode variar de duas semanas a cinco meses. Já nos cães, pode variar de dez dias a seis meses. Por isso a importância de manter o seu pet com a vacina contra raiva em dia.

Uma orientação muito importante é sempre que encontrar um morcego caído no chão, principalmente durante o dia, isole o local e entre em contato com setor de Zoonoses da sua cidade. Jamais tente colocar as mãos sobre o animal e também não deixe seu cão ou gato chegar perto dele para evitar qualquer contato ou até mordida.

A raiva é uma doença fatal, todo o cuidado é pouco em relação aos humanos e animais. Fique atento e qualquer dúvida fale com um médico veterinário, principalmente se o seu animalzinho tiver sido arranhado ou mordido por algum animal suspeito.

 

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

2019-06-18T16:49:01-03:00 18 junho - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta