Curitiba se transforma na capital do cinema nesta próxima semana

/, Cinema, Eventos Culturais/Curitiba se transforma na capital do cinema nesta próxima semana

Até o dia 13 de junho, acontece o 8º Festival Olhar de Cinema, considerado um dos eventos de cinema mais importantes do Brasil

No dia 5 de junho começa a 8ª edição do Festival Internacional Olhar de Cinema, considerado um dos mais importantes do Brasil. Neste ano, serão apresentadas 131 produções nacionais e internacionais entre curtas, médias e longas-metragens, além de palestras, workshops, oficinas e bate-papos. O evento segue até o dia 13 de junho.

O objetivo é destacar o cinema independente, realizado em todo mundo, por meio da seleção oficial de filmes com propostas estéticas inventivas e que se arriscam em novas formas de linguagem. Com essa proposta, a programação do Olhar de Cinema conta com 80% de produções ainda inéditas no Brasil.

Neste ano, os filmes selecionados foram divididas em dez mostras: Olhar Retrospectivo, Olhares Clássicos, Foco, Exibições Especiais, Competitiva, Novos Olhares, Outros Olhares, Mirada Paranaense, Pequenos Olhares e Olhares Brasil. A programação completa está disponível neste link.

As exibições acontecem no Cine Passeio, Espaço Itaú de Cinema do Shopping Cystal e Cineplex Batel do Shopping Novo Batel. Os ingressos custam R$ 14 e R$ 7 (meia-entrada) e podem ser adquiridos nos locais.

A abertura do festival será com o documentário brasileiro inédito “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso, que terá exibição às 20h, no dia 5, no Espaço Itaú.  O festival se encerra com o filme Breve História do Planeta Verde, de Santiago Loza, uma coprodução da Alemanha, Argentina, Brasil e Espanha, que também será no Espaço Itaú, no dia 12, às 21h.

Atividades especiais
Durante o festival, ainda são realizadas ações voltadas para a formação e atualização dos profissionais da área do cinema e debates com o público por meio de diferentes atividades. Uma delas é o Seminário de Cinema de Curitiba, bate-papos sobre filmes exibidos e o mercado de cinematográfico que acontecerão diariamente no hall do Shopping Novo Batel, com entrada gratuita. Você encontra a programação aqui.

Outra atividade é o 3º Fórum Paranaense de Paranaense de Cinema, nos dias 7 e 8 de junho, na Cinemateca de Curitiba, que irá debater políticas públicas para o audiovisual. A entrada também é gratuita.

O Curitiba_LAB é mais uma ação do festival que promove uma tutoria de projetos cinematográficos selecionados previamente ao evento. Produtores, roteiristas, diretores passarão, ao longo de cinco dias, por acompanhamento e orientação de profissionais de cinema, que apontarão forças e fraquezas de cada projeto. O festival ainda realizará oficinas sobre o mercado cinematográfico, mas elas já estão com as vagas esgotadas.

Você encontra mais informações sobre Festival Internacional Olhar de Cinema no site www.olhardecinema.com.br ou na página do Facebook.

Endereços dos espaços onde ocorrerá o Festival Internacional Olhar de Cinema

Espaço Itaú de Cinema do Shopping Crystal
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Horário da Bilheteria: 13h15 às 21h30, todos os dias da semana

Cineplex Batel do Shopping Novo Batel
Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel
Horário da Bilheteria: 13h30 às 20h30, todos os dias da semana

Cine Passeio
Rua Riachuelo, 410 – Centro
Horário da Bilheteria: 13h00 às 20h30, de terça a domingo.

Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

2019-06-10T13:20:34-03:00 10 junho - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta