Concerto “Chopin e a Música da Polônia” homenageia os 150 anos da imigração polonesa no Brasil

/, Eventos Culturais, Música/Concerto “Chopin e a Música da Polônia” homenageia os 150 anos da imigração polonesa no Brasil

Com entrada gratuita, apresentações acontecem na Capela Santa Maria e Pequeno Auditório do Teatro Positivo

Foto: Divulgação

Para celebrar os 150 anos da imigração polonesa no Brasil, o projeto Chopin e a Música da Polônia apresenta uma série de concertos, com interpretações dos principais ícones da música polonesa. Com entrada gratuita, as apresentações acontecem dia 18 de abril, às 20h, e dia 20, às 18 h, na Capela Santa Maria, e no dia 28 de abril, a partir das 11h30, no Teatro Positivo – pequeno auditório. Os ingressos podem ser retirados diretamente nas bilheterias dos locais.

Serão dois concertos realizados pela Orquestra Sinfonia Brasil e um recital com o pianista polonês Raphael A. Lustchewsky, sob regência e direção artística do maestro Norton Morozowicz. No repertório, grandes compositores poloneses, como Frédéric Chopin (1810-1849), Ignacy Paderewski (1860-1941), Witold Lutosławski (1913-1994), Mieczyslam Kartowicz (1876-1909), e muitos outros.

“O projeto é uma forma de valorizar a imigração polonesa para o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná, fortalecendo os laços entre Brasil e Polônia”, afirma Glacy Antunes, coordenadora do projeto. O Concerto Chopin e a Música da Polônia é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Grupo Positivo; uma realização da Associação Música e Cena Brasil.

A Capela Santa Maria fica na Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro e o Pequeno Auditório do Teatro Positivo na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido.

Polônia no Paraná

Os imigrantes poloneses chegaram ao Paraná nos séculos XVII e XVIII. O Brasil foi o primeiro a reconhecer a independência da Polônia, com interferências importantes de D. Pedro I e Rui Barbosa. Inicialmente, os imigrantes poloneses se dedicaram à agricultura e instituíram o uso do arado e de outras técnicas agrícolas, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Atualmente, Curitiba conta com a maior colônia polonesa do Brasil. Os bairros polacos mais conhecidos são Pilarzinho, Abranches, Santa Cândida, Lamenha, Santo Inácio, Orleans, entre outros. Além disso, os poloneses se estabeleceram em outras regiões do Estado, como Ivaí, Araucária, São Mateus do Sul, Mallet, Cruz Machado, Contenda, Tomaz Coelho, Rio Claro, Reserva e Irati.

 

 

2019-04-15T15:59:58-03:00 15 abril - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta