Entre as celebrações especiais estão missas, rodas de orações, meditação e apresentação musical

Na foto, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Crédito: Daniel Castellano/SMCS

No próximo sábado, 2 de novembro, é lembrado o Dia de Finados em todo o país. Para realizar homenagens e celebrar a memória daqueles que já se foram, diversos cemitérios em Curitiba e Região Metropolitana terão atividades especiais nesta data. Confira as programações:

Cemitério Vaticano de Almirante Tamandaré
As pessoas que forem visitar os túmulos de seus entes queridos no Cemitério Vaticano de Almirante Tamandaré poderão participar da cerimônia ecumênica a partir das 10h, que conta com chuva de pétalas, solturas de balões e revoadas de pombos. A partir das 19h, também acontecerá uma apresentação especial do Rogério Cordoni, o Elvis cover mais famoso de Curitiba, além de música ambiente tocada por um harpista, procissão com velas até a Vela da Fé, cães terapeutas do luto e também uma queima fogos de artifícios.

De acordo com a diretora do Vaticano, Mylena Cooper a ideia é despertar saudades de uma forma que não estimule tristeza, e sim lembrar das pessoas que já faleceram de uma forma saudosa. “As músicas do Elvis alcançaram e ainda vão alcançar várias gerações. Hoje você vê crianças cantando músicas dele, ou seja, a maioria das pessoas conhecem e gostam das suas canções. Elas são tocadas em casamentos, em aniversários, em eventos empresariais e por que não em um evento de Finados?” aponta.

O Cemitério Vaticano de Almirante Tamandaré fica na Rua Maurício Rosemann, 556, no bairro São Sebastião.


Jardim da Saudade
Nas unidades do Cemitério Jardim da Saudade em Curitiba e Pinhais, a programação para o dia de finados contará com celebrações especiais para as famílias relembrarem seus entes queridos. A data também marcará os 50 anos do Grupo Jardim da Saudade com outras atividades. “Estamos programando diversas atividades em nossas unidades para que as famílias venham partilhar esse dia. Nosso destaque será o museu, que contará a nossa história, e o livro da saudade, onde nossos frequentadores poderão registrar mensagens para os seus falecidos ou até mesmo contar sua história com o Jardim da Saudade. Ou seja, o Jardim conta a sua história por meio do museu e ouve as histórias por meio do livro”, conta o diretor do Grupo Jardim da Saudade, Andrei Matzenbacher. Andrei é neto do fundador da organização, Jayme Matzenbacher, pioneiro em implantar o conceito de cemitério-parque no país.

Além do museu e do livro, haverá apresentações teatrais, contação de histórias para as crianças, meditação e reflexão, e também a presença das psicólogas Michele Maba (na unidade de Curitiba) e Bruna Basile (na unidade de Pinhais). Também haverá, na unidade de Curitiba e de Pinhais, uma ação voluntária por um grupo de escoteiros. “Vamos promover a pintura das lápides daquelas famílias que quiserem e elas poderão contribuir com o valor a que estiverem dispostas. Este recurso será destinado ao grupo de escoteiro. Os escoteiros passaram por treinamento e estão aptos a pintarem, com os materiais padrão e fornecidos pelo Grupo”.

A programação nas duas unidades do Jardim da Saudade terá celebrações de três missas, às 9h, 14h e 16h. A meditação com as psicólogas serão às 10h e 15h. A partir das 11h haverá a apresentação de um coral e, às 13h, uma contação de histórias. O encerramento e uma soltura de balões acontecerão às 17h,

No dia, uma praça de alimentação com a presença de food trucks também será montada para a comodidade dos visitantes e acontecerá o lançamento do plano funeral do Jardim da Saudade.

O Jardim da Saudade Curitiba fica na Rua João Bettega, 999 – Portão e o Jardim da Saudade Pinhais está localizado na Av. Maringá, 3300 – Conjunto Residencial Inocoop.


Cemitério Municipal São Francisco de Paula

Os visitantes poderão assistir uma missa presidida pelo bispo auxiliar dom Amilton Manoel, que acontecerá às 10h. O endereço é Praça Padre João Sotto Maior, s/nº – São Francisco.


Cemitério Municipal Água Verde 

Será realizada uma missa pelo dom José Antonio Peruzzo com a participação do padre Reginaldo Manzotti a partir das 11h. Logo após, às 12h, haverá uma procissão até a Cruz das Almas com oração pelos fiéis defuntos.  Das 8h às 11h, acontecerá oração pelas famílias enlutadas por integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus, Evangelização Paraná.

O Cemitério Municipal Água Verde fica na Praça Sagrado Coração de Jesus, s/nº – Água Verde.


Cemitério Municipal Boqueirão

Duas missas serão celebradas durante o dia. A primeira será às 9h com um padre da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, e a segunda acontece às 15h com um padre da Paróquia Nossa Senhora da Visitação. E das 8h às 12h, acontecerão preces ecumênicsa, livro de orações e fundo musical, além da distribuição de folders pelos integrantes da Igreja Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Também haverá distribuição de panfletos pelos integrantes da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias das 9h às 16h.

O Cemitério Municipal Boqueirão fica na Rua Waldemar Loureiro Campos, 2977 – Boqueirão.


Cemitério Municipal Santa Cândida 

No Cemitério Municipal Santa Cândida serão realizadas missas às 9h, pelo padre André Marmilicz da Paróquia Santa Cândida, às 11h pelo padre André Marmilicz da Paróquia Santa Cândida, e às 15h pelo padre Leandro Maeski da Paróquia Santa Cândida.

Durante todo o dia também acontecerão rodas de orações. A primeira será das 8h às 10h, com integrantes das paróquias Santo Antônio, do Uberaba e Santa Rita, seguida de orações com integrantes das paróquias Nossa Senhora das Vitórias e Nossa Senhora da Paz das 10h às 12h. Logo em seguida, das 12h às 14h, serão os integrantes do Santuário Nossa Senhora do Carmo São Judas Tadeu que farão as orações, seguidas pelos integrantes das paróquias Nossa Senhora da Visitação e São Paulo Aposto, das 14h às 16h. A última roda de orações ocorre das 16h às 18h, com os integrantes das paróquias Santo Antônio Maria Claret e São José Operário.

Haverá ainda um carrinho com publicações bíblicas e distribuição de revistas dos Testemunhas de Jeová, Congregação Boa Vista, das 8h as 18h, e um trabalho evangelístico dos integrantes da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular das 9h às 17h.

O endereço é Estrada Nova de Colombo, 5329 – Santa Cândida.