Nesta semana, os atendimentos ocorrem no Boqueirão,
Cajuru e Boa Vista

Foto: Levy Ferreira/SMCS

O Câmbio Verde, programa da Prefeitura de Curitiba de troca de resíduos recicláveis por frutas e verduras, volta a funcionar nesta terça-feira, 7 de janeiro. Os primeiros pontos que recebem atendimento ficam nas regionais Boqueirão, Cajuru e Boa Vista.

Para saber os endereços, outras datas e locais, basta acessar o calendário neste link ou ligar para a Central 156. Quinzenalmente – exceto em feriados – os caminhões ficam por uma hora em cada local de troca para recebimento dos resíduos. O atendimento acontece de terça a sexta-feira.

“Além de incentivar a separação e destinação correta dos recicláveis, o Câmbio Verde tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados”, lembra o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edélcio Marques dos Reis.

O programa atende a população que recebe até 3,5 salários mínimos. Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Óleos vegetal e animal também podem ser trocados: cada dois litros de óleo valem um quilo de alimento.

Segundo informações da prefeitura, uma média de cinco mil pessoas por mês costuma ir aos 103 pontos de troca do Câmbio Verde, resultando na coleta de cerca de 290 toneladas de recicláveis.