Boqueirão Fashion Day apresentará moda inclusiva

/, Eventos Gerais, Moda/Boqueirão Fashion Day apresentará moda inclusiva

Os desfiles terão a participação de pessoas com deficiências visuais e motoras

Foto: Levy Ferreira

A Rua da Cidadania do Boqueirão será o palco da moda curitibana na terceira edição do Boqueirão Fashion Day, que ocorre nesta sexta-feira, 12 de julho, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Este ano, a novidade será a moda inclusiva e o evento terá tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). “Vai ser uma festa da diversidade, com a participação de modelos de diferentes idades, etnias e também com deficiência visual, física e intelectual”, diz o produtor Ygor Botelho.

O público poderá conferir as criações da estilista e professora do Senai/PR Bruna Brogin. Ela foi um dos destaques do Prêmio Viva Inclusão 2018, promovido Prefeitura de Curitiba para divulgar boas práticas e serviços voltados à pessoa com deficiência.

As roupas priorizam a necessidade da pessoa com deficiência, mas sem deixar de lado o estilo. Quem vai vestir as criações não são modelos profissionais, mas pessoas com deficiências visuais e motoras que participaram do projeto de pesquisa de produção das roupas – uma pessoa que usa cadeira de rodas e uma que usa prótese, uma com Síndrome de Down e duas com deficiências visuais. “Nosso interesse é levar autonomia ao vestir, melhorar a autoestima e fazer com que estas pessoas também sejam incluídas no mercado da moda”, destaca Bruna.

Todas as roupas foram feitas em co-wear, método de cocriação da moda funcional, que leva em consideração as necessidades de quem veste, segundo a estilista. Um usuário de cadeira de rodas, por exemplo, tem dificuldade de vestir uma calça com abertura frontal e o zíper pode machucar, então, duas aberturas laterais facilitam neste caso. No caso de uma pessoa cega, não é possível identificar as cores e um sistema de identificação de cores em braile é aplicado nas peças. Para aqueles com baixa visão, são utilizados vários bolsos nas roupas, facilitando o acesso e a separação correta de cartões, documentos e dinheiro.

Já para usuários de próteses, leva-se em consideração o desejo de exibi-las ou não, utilizando roupas transparentes ou curtas, dependendo da solicitação. Para pessoas com deficiências intelectuais, foram criadas roupas mais práticas e fáceis de vestir.

Outros desfiles
Os acessórios da loja #CuritibaSuaLinda também serão exibidos no desfile. A coleção foi produzida por alunos e professores do curso de Design de Moda do Centro Europeu. “Foi criada para o aniversário de Curitiba em março e exibida em um primeiro desfile no calçadão da Rua XV”, lembra a supervisora do curso, Nicolle Gora.

Também haverá produções com inspiração na época medieval feitas pelos alunos do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário do Senai.

Todas as roupas do evento são confeccionadas com tecidos das lojas da Rua Bley Zornig, polo têxtil e comercial da região. A terceira edição do Boqueirão Fashion Day tem a parceria do Sindicato de Modelos do Paraná (Simm-PR), Centro Europeu, Senai-PR e apoio de logistas da Rua Bley Zorning (ACR, Fortex Malhas e Tecidos, Inova Textil, Kolifio, Kolimalhas, Mega Textil, Souza Tecidos.

A Rua da Cidadania do Boqueirão fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão.

 

 

 

 

 

2019-07-11T16:54:08-03:00 11 julho - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta