Barões da erva-mate são o tema da próxima visita guiada no Cemitério Municipal

/, Eventos Culturais, Exposição, Expressinhas/Barões da erva-mate são o tema da próxima visita guiada no Cemitério Municipal

A visita acontece no próximo sábado, 13 de julho. As inscrições são gratuitas

Foto: Cido Marques/FCC

Mausoléus, histórias e influências do Barão do Serro Azul, de Tobias de Macedo, Agostinho Ermelino de Leão Junior e de outras famílias da elite ervateira da cidade protagonizam a próxima visita guiada gratuita ao Cemitério Municipal de Curitiba, que acontece neste sábado, 13 de julho, das 9h às 12h.

As vagas são limitadas e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas por e-mail, enviando nome completo e número de RG de até quatro participantes para visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.

A visita guiada temática Erva-mate, organizada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), mostra a trajetória dos principais barões ervateiros da cidade e os desdobramentos desse importante ciclo econômico paranaense na política, arquitetura e no desenvolvimento.

Durante as três horas de visita, a pesquisadora Clarissa Grassi revelará histórias e curiosidades, como a do mausoléu trazido de Portugal por Tobias de Macedo para sepultar a esposa, falecida por volta de 1895 durante uma viagem da família. “Todo em lioz, pedra calcária portuguesa, esse mausoléu e os de outras famílias ervateiras são legados que embelezaram o Cemitério Municipal”, revela a pesquisadora.

Principal ciclo econômico entre o final do século 19 e início do século 20, a erva-mate deixou grandes avanços para Curitiba. A estrada da Graciosa, a Universidade Federal do Paraná, a arquitetura eclética da cidade e até mesmo a indústria gráfica são legados tratados na visita guiada deste sábado.

Além da influência dos ervateiros na economia e no desenvolvimento da cidade, esse ciclo teve um desdobramento forte para a política, que também será tema da visita. “Muitos desses personagens migraram para a política, como o Comendador Araújo e Comendador Antonio Ricardo dos Santos, que viraram presidentes da Província do Paraná”, diz Clarissa.

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula fica na Praça Padre João Sotto Maior, s/nº – São Francisco.

 

2019-07-10T11:30:03-03:00 10 julho - 2019 |0 Comentários

Deixe uma resposta