Festival terá oitenta atrações entre dos dias 18 e 27 de julho

Foto: Levy Ferreira/SMCS

O Centro Histórico de Curitiba será invadido pela música, gastronomia e arte entre os dias 18 e 27 de julho, quando acontece a sétima edição do Festival de Inverno. Entre os principais destaques desta edição estão shows musicais gratuitos, roteiros a pé contando a história da região e a feira Curitiba Sabores, que acontece pela primeira vez no calçadão do Largo da Ordem.

“É muito bonito ver o poder público e o privado se unirem para celebrar a cidade e dar esse presente para todos que curtem o inverno curitibano. A cada ano estamos mais fortalecidos e trazendo atrações mais bacanas para o público aproveitar”, afirma Maria Bonamigo,  presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, uma associação dos empresários da região que realiza o evento com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

A abertura oficial acontece no dia 18, no Cine Passeio, com show do Regional Orquestra à Base de Cordas, formado por músicos integrantes da Orquestra que tem no choro seu objeto de pesquisa e performance. No repertório composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, além de músicas próprias. O evento, só para convidados, marca o início de uma série de atrações.

Gastronomia de inverno
A gastronomia é um dos principais atrativos. A feira Curitiba Sabores, realizada em parceria com a Abrasel, Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Municipal de Turismo, acontecerá nos dias 19 e 20 de julho. Dezoito restaurantes terão suas barraquinhas espalhadas ao longo da Rua Dr. Claudino dos Santos, entre a Rua do Rosário e o bebedouro, com pratos a preços fixos de R$ 20. Saiba mais neste link.

Cultura e turismo
Uma programação recheada de cultura e música também fará parte do Festival. Espaços públicos como Sesc Paço da Liberdade, Teatro Londrina, Cinemateca de Curitiba, Cine Passeio e Museu Paranaense recebem atrações, como shows musicais, recital de piano, roda de samba, espetáculo teatral, teatro de bonecos, exibição de filmes e exposições.

As empresas que fazem parte da Rede Empresarial do Centro Histórico também prepararam atrações. Uma delas é um encontro no Hotel Blumenau com dicas de viagens de inverno. Outra no Bar do Alemão, que promoverá no dia 27, o bate-papo “Consumo Consciente: E Aí Você Pratica?”, com especialistas compartilhando suas experiências sobre práticas de consumo Sustentável. A inscrição é R$ 29,90.

E quem está de passagem por Curitiba ou quer conhecer melhor a cidade, poderá fazer gratuitamente o Free Walking, as visitas mediadas pelo setor histórico oferecidas pela Fundação Cultural ou o tour sobre o legado alemão, em parceria com a Comunidade Redentor.

A programação completa, com locais, datas, horários e preços de ingressos está disponível neste link.

Solidariedade
A cada ano o Festival de Inverno também prioriza uma ação social. Nesta edição, uma parceria com a FAS (Fundação da Ação Social) vai levar em torno de 100 idosos que moram em asilos para um dia no evento dedicado a eles. A tarde começa com um recepção com violinos e segue com oficina de tricô, apresentação musical e lanche da tarde com chá e tortas. Os estabelecimentos da Rede também estarão com postos de arrecadação de roupas, calçados e cobertores em bom estado.

O Festival de Inverno do Centro Histórico tem patrocínio do Projeto Investe Turismo, Ministério do Turismo, Embratur, Paraná Turismo, Sebrae, Cerveja Preaya e ELO, com apoio da Fecomércio Sesc, Senac, Curitiba Convention & Visitors Bureau, FAE, Amazzoni, Curta Curitiba, Instituto Municipal de Turismo(IMT), Instituto Curitiba de Arte e Cultura(ICAC), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Prefeitura Municipal de Curitiba, Abrasel, UNIFM, Curitiba Free Walking, Grupo As Fiandeiras, Grupo Arte da Comédia e Copy City. A produção é da Artemísia Produções e Eventos.